Em comemoração ao Dia Mundial do Combate à Psoríase, o Saúde e Bem Estar desta semana convidou o dermatologista Dr. Luiz Eduardo Galvão para tirar as principais dúvidas sobre essa doença.
A psoríase é uma doença de pele que afeta cerca de 1% da população mundial, independentemente de raça, sexo, condição social ou idade. Ela se caracteriza por lesões vermelhas e descamativas com escamas características brancas. É uma doença que confunde muito com alergias de contato, por exemplo, mas é uma doença que não pega, não transmite, não é infecciosa e de caráter genético. Às vezes, com história familiar positiva e que tem que ser diagnosticada adequadamente pelo dermatologista.
Quais são os sintomas? O diagnóstico é clínico, ou seja, o dermatologista examina a lesão e verifica que normalmente ela apresenta uma cor avermelhada e uma escama geralmente branca bem flexada ou prateada. Pode coçar, tem pacientes assim que coçam mais ou menos, e há uma coisa que também chama a atenção no diagnóstico: a localização em área de atrito, pressão e áreas ressecadas, como falei, cotovelos, joelhos, palmas das mãos e plantas dos pés, e às vezes, estando também relacionada ou vindo junto com a caspa do couro cabeludo.
Como o médico faz o diagnóstico? O diagnóstico é clínico, ou seja, o exame dermatológico, podendo ser complementado com a biópsia de pele, ou seja, você faz o exame de um fragmento na pele, faz um procedimento de biópsia em consultório, envia para análise e confirmação do diagnóstico é através de biópsia.
Qual é o tratamento? Existem várias formas de tratamento, e o tratamento vai depender da quantidade de lesões e da severidade da doença.
Como prevenir a psoríase? Como uma doença que pode afetar qualquer pessoa, é lógico que tem uma história familiar, às vezes positiva. É uma doença que às vezes surge desencadeada por estresse. É o que normalmente a gente orienta, quando tem uma desconfiança, é de procurar um dermatologista e fazer um diagnóstico precoce e manter uma hidratação nessas áreas mais ressecadas de atrito depressão, que normalmente são as áreas em que a doença geralmente se manifesta.
A psoríase acontece igualmente entre homens e mulheres? Sim, é uma doença que pode afetar igualmente ambos os sexos, é raça, independente de raça, condição socioeconômica, e é uma doença que é predominantemente da fase adulta, muito embora também possa afetar crianças e idosos.
Muito obrigado, doutor. A entrevista de Saúde e Bem Estar desta semana vai ficando por aqui. Até mais!
Fonte: O que é Psoríase – Saúde e Bem Estar por Unimed Fortaleza