Uma doença viral vem assustando o mundo nos últimos dias. O novo Coronavírus já provocou várias mortes na China e milhares de casos da doença foram confirmados. O vírus, que provoca problemas do sistema respiratório, também já está circulando em outros países, como Estados Unidos, França, Japão e Coreia do Sul.
Mas que tipo de vírus é esse? Quais são os sintomas e como prevenir? Ele tem uma coroa ao redor, por isso chama Corona. E é uma família de vírus. Esses vírus, eles existem em animais, cada um deles tem o seu nome específico e podem causar infecção humana. A gente já sabe desde a década de 60.
O coronavírus se adapta muito bem tanto ao sistema de animais de sangue frio, quanto ao de humanos, que são animais de sangue quente. E o problema começou justamente quando o novo tipo do vírus, depositado no bicho foi transmitido para os humanos. Nesse estágio, a doença passou a se propagar rapidamente.
A transmissão do coronavírus já aconteceu outras vezes, como em 2002, com epidemia de SARS e em 2012, com o MERS. Nos dois casos o vírus causou muitas mortes. Agora, o novo vírus, que já está em sua sétima cepa, preocupa especialistas de todo o mundo pela possibilidade de gerar um surto em escala global. Vários países, inclusive Brasil, já estão em estado de alerta para a doença, embora em diferentes níveis.
Entre os principais sintomas do Coronavírus, estão a febre alta, tosse, falta de ar, diarreia e pneumonia grave. Esse vírus específico, os casos iniciais que foram detectados mostraram que tinha formas graves de pneumonia. Parece que há mais pneumonia do que os outros. Essas pneumonias vão ser mais graves dependendo se o paciente tem doenças anteriores.
A Organização Mundial da Saúde recomenda lavar sempre as mãos, ter higiene no manuseio de alimentos, cobrir a boca ao tossir, usar máscara em locais onde há focos da doença e evitar contato com pessoas que tenham apresentado os sintomas. Se você suspeita de ter entrado em contato com o vírus em viagens ou tem apresentado sintomas nos últimos 14 dias, procure o hospital e informe os médicos. Mas é importante isso, que a pessoa que, porventura, achar que pode ter se contaminado no voo ou realmente estava naquela região, procure e, ao procurar, é importante isso da informação. Na consulta, tem que ser perguntado se o senhor viajou. A pergunta é obrigatória, né? A dúvida é você interna paciente? Pode internar o paciente nessas condições de isolamento. No caso desse Coronavírus e de outros, que se fala medidas que diminuem a inflamação no pulmão e pode ficar alguns dias lá no respirador e sobreviver sim.
Fonte: Coronavírus: principais sintomas e prevenção por Band Jornalismo