Pular para o conteúdo

Principais causas das aftas – Dra. Cíntia Amorim – Dentista Adornare Odonto

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Para você que é novo e não me conhece, sou a doutora Cíntia Mourinho, dentista especializada em odontologia estética.

No vídeo de hoje, vou falar sobre a afta. Há muita confusão entre ela e a bolinha de pus, que é um tema dos meus vídeos mais vistos. Então, nesse vídeo, vou esclarecer para vocês o que é afta, como ela é causada e até o tratamento. Não percam o vídeo dessa semana, conto tudo já já para vocês.

Olá pessoal, a afta é uma úlcera, uma lesão que pode estar localizada em qualquer lugar da cavidade oral: bochecha, língua, dorso da língua, assoalho, palato (céu da boca) e a úvula (aquele sininho da garganta). Ela pode estar localizada em qualquer lugar na cavidade oral. Ela afeta 10% da população, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens (pois as mulheres sofrem alterações hormonais).

A afta pode dar febre, inchaço nos gânglios do pescoço. Ela é extremamente dolorida e ardente, porém é uma lesão limpa, não tem pus em seu interior, não é causada por bactéria, sendo diferente da bolhinha de pus que é causada por uma infecção que pode ser de origem dentária ou gengival.

Então, o que causa a afta? Ela pode ser um componente da hereditariedade. Existem pessoas que têm mais propensão a ter afta. Ela pode estar relacionada a deficiências nutricionais, falta de algumas vitaminas, tais como a vitamina B12, vitamina C, baixa imunidade, pode ser também decorrente de medicamentos ácidos e pode estar relacionada às pessoas que estão fazendo tratamento quimioterápico ou medicamentos fortes para tratamento de câncer. Problemas de estresse e má nutrição também podem causar afta.

Agentes externos, como aparelho ortodôntico mal ajustado, prótese dentária mal adaptada e escovação agressiva, também podem causar afta. A mordida que pode mudar e causar atrito tambéme Afta.

Como se trata a afta? É muito fácil, existem pomadas cicatrizantes, pomadas com corticoide que auxiliam a cura. Quando a afta é muito intensa, pode ser necessário o uso de medicação via oral ou injeções para tratamento. Dentro do consultório,bomba de laser é uma excelente alternativa para amenizar a dor instantaneamente.

Espero ter esclarecido as diferenças entre a bolinha de pus e a afta. A bolinha de pus é tratada com água morna e pode ser removida facilmente, enquanto a afta é uma lesão limpa e dolorida. Evite tomar alimentos ácidos durante o processo e proteja a área com uma pomada antisséptica.

Eu espero que vocês tenham gostado do vídeo dessa semana. Não esqueçam de deixar o seu like, compartilhar no canal, fortalecer ainda mais e mostrar o meu trabalho para o maior número de pessoas possíveis. Um beijo e até a próxima!

Fonte: Você tem Muita Afta? Saiba o Que Pode Causa-lá! – Dra. Cíntia Amorim – Dentista da Adornare Odonto por Adornare Odontologia Estética