Pular para o conteúdo

Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Pulmão – Dicas e Informações Atualizadas

O Câncer de Pulmão no Brasil

O câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil, com uma estimativa do Ministério da Saúde de cerca de 30 mil casos novos para este ano no país. Dos casos, 60% afetam homens e 40% mulheres. No mundo, o câncer de pulmão é o mais comum, com cerca de 2 milhões de casos novos por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e cerca de 1,7 milhão de mortes por ano só por causa dessa doença.

Esses números mostram que o câncer de pulmão é uma doença com alta frequência e altas taxas de mortalidade, mas é uma doença absolutamente passível de prevenção, porque o principal fator de risco é o tabagismo. Entenda por tabagismo o consumo de tabaco sob qualquer forma em qualquer dose: cigarros, cachimbos, charutos, narguilé (que é muito frequente entre os jovens) – e é a principal causa de câncer de pulmão, com 70% a 80% dos casos sendo causados pelo tabaco.

Perfil do Paciente com Câncer de Pulmão

O perfil do paciente com câncer de pulmão é acima de 55 anos, grande fumante ou que tenha sido fumante no passado. Em geral, essa pessoa também pode ter outras doenças associadas ao tabagismo, como doenças cardiovasculares, problemas cardíacos e hipertensão, enfisema, que também estão associados ao câncer de pulmão.

Além do fumante ativo, que tem alto risco para câncer de pulmão, qualquer pessoa que esteja exposta à fumaça do cigarro também tem risco aumentado de câncer de pulmão e de todas as outras doenças associadas ao consumo de tabaco. Portanto, o fumante passivo também é um indivíduo de risco aumentado para ter câncer de pulmão.

Sintomas e Diagnóstico

Um dos grandes problemas do câncer de pulmão é que não existe um sintoma específico dessa doença. Por isso, a maioria dos casos são descobertos já em fases mais avançadas, porque não existe um sinal ou sintoma típico de câncer de pulmão nos casos iniciais.

Nos casos iniciais, em geral, são diagnosticados através de exames de rastreamento, que é uma tomografia de tórax com baixa radiação feita anualmente em pessoas de alto risco para câncer de pulmão, que são acima de 55 anos, grande fumante ou que tenha sido fumante até menos de 15 anos.

Tratamento

O principal tratamento do câncer de pulmão é a cirurgia, que consiste em remover parte do pulmão onde se originou o tumor e remover os gânglios que ficaram entre os pulmões (entre um pulmão e outro), que aumentam as chances de cura. Isso pode ser feito atualmente por técnicas pouco invasivas, como cirurgias por vídeo robô, que proporcionam uma recuperação pós-operatória mais rápida, com menos dor e mais confortável para o paciente que se submete a esse tipo de cirurgia.

O tratamento cirúrgico é onde temos maior chance de cura desses pacientes com câncer de pulmão em estágios iniciais.

Conclusão

O câncer de pulmão é uma doença grave, mas é passível de prevenção. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e, além disso, a exposição à fumaça do cigarro também aumenta o risco de desenvolver essa doença. Por isso, é importante parar de fumar e evitar a exposição à fumaça do cigarro.

Fonte
Câncer de Pulmão | Prevenção e Diagnóstico por A.C.Camargo Cancer Center