Pular para o conteúdo

Prevenção de hipoglicemia durante atividade física: dicas e orientações.

E é difícil

Às vezes a gente é a gente, não tava bom dia né? Ainda mais nesta situação em que a gente viveu né? Principalmente nos primeiros meses da pandemia do coronavírus, a gente se assustou. A gente foi colocado numa situação de estresse extremo e que a gente não sabia lidar com a situação. E é natural né que a gente ficasse um pouco mais com medo de fazer qualquer coisa e sair de dentro de casa, mas assim, quase 10 meses (ou senão já 10 meses), é hora de retomar. Até mesmo porque a saúde agradece, porque não tem só corona vírus, não tem só a cor verde que é importante, a gente precisa continuar mantendo todo o cuidado necessário, mas manter também o cuidado com as outras doenças de base, como é o Diabetes.

A importância do cuidado com a saúde

Agora, o doutor Rodrigo Lucas Tito comenta: “Faço e ai que na maioria das vezes sozinho, meu maior medo é a glicose cair muito rápido quando estou longe. Até eu tenho medo só que como é e tchau. As partes secas prolongadas, você tenha mais ou menos de recurso né? Se a música fala de carboidrato, de mais ou menos meio grama a 1 grama de carboidrato para cada quilo de peso por hora, e não considerando que ele tem um adulto que pesa 70kg, que ele consuma mais ou menos 35 gramas a 70g dependendo da intensidade do exercício por hora. E o interessante nesse caso é que esteja alimentos que entendêssemos que o baixo né, faria pico de glicemia, mas manteria a glicemia sustentada durante aquela hora né de que lhe consumiu. Então na verdade, os carboidratos complexos seriam as melhores laterais, regra integrais, frutas. E os simples e mico não ajudariam nesse sentido”. Luanda Braz pergunta: “Entre as atividades, a musculação seria a mais eficiente no caso do diabetes?”.

A importância da atividade física

O doutor responde: “Bom, então tem a gente viveu anos com essa discussão, é melhor atividade aeróbica, é melhor atividade resistida, que é onde é consolação se encontra. Se a gente olha hoje para o das recomendações oficiais das sociedades pelo mundo afora, as duas coisas são recomendadas. Então, eles falam que você faz atividade aeróbica pelo menos três vezes por semana e inclua pelo menos duas vezes a três por semana de atividade de força. E se você for fazer intercalado, é a atividade aeróbica e de força. O ideal é que elas sejam intercaladas. Eu faço um dia de aeróbico, outro de força. Outra coisa que é importante falar é a quantidade de atividade física por semana. Então existe um mínimo e todo indivíduo deve fazer que é de 150 minutos por semana. E aí eu só tenho meia hora por dia, beleza, passa meia hora pelo menos cinco vezes por semana que vai dar os 150 minutos. E se você quiser essa quantidade de mínima atividade física tem que ser de moderada a intensa. Como é que eu vou saber se é moderada a intensa? A moderada é aquela que você já começa a ter dificuldade para falar durante o exercício, você não vai conseguir conversar, já vai ter uma certa falta de ar para manter a atividade física moderada a.”

Fonte: COMO EVITAR HIPOGLICEMIA DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO? por Um Diabético