É todo mundo que tem glaucoma sabe que a pressão ocular não pode ficar alta, mas isso é pressão ficar baixa demais. Será que isso pode causar algum problema? Eu sou Samantha Vasques, oftalmologista especialista em glaucoma. Se inscreva no papo glaucoma para receber as minhas dicas semanais.
E o valor normal da pressão ocular é de 10 a 21, mas isso só vale para quem não tem glaucoma. Quando a pessoa tem glaucoma, nós estabelecemos um valor ideal de pressão que é individualizado de cada pessoa. Então, para cada pessoa com glaucoma, a gente escolhe um valor ideal de pressão baseado principalmente no estágio do seu glaucoma e na grossura das suas córneas.
Mas isso é pressão ocolar baixar para menos do que 10. Será que existe algum risco? Bom, pessoal, se você faz tratamento com colírios, dificilmente a sua pressão vai reduzir abaixo de 10 porque os nossos olhos tem um mecanismo natural de controle para não deixar a pressão ficar tão baixa assim. Mesmo se isso acontecer, provavelmente vai ficar na faixa de pressão entre seis e dez, que é uma faixa de pressão bastante segura e que, em geral, não causa nenhuma complicação. Então, para quem usa colírio para tratar o glaucoma, em geral a gente considera que quanto mais baixa a pressão, melhor, porque o colírio não vai chegar a reduzir tanto a sua pressão a ponto de causar problemas.
Já para quem fez cirurgia de glaucoma, isso muda um pouquinho porque aí sim pode acontecer de a sua pressão ocular ficar mais baixa do que nós gostaríamos e isso causar alguma complicação. Quando a gente faz uma cirurgia de glaucoma é muito difícil prever como vai ficar a sua pressão ocular no pós-operatório. Às vezes ela não reduz tanto quanto a gente queria, às vezes ela reduz mais do que a gente queria. E aí, no pós-operatório dessa cirurgia, vai precisar fazer alguns ajustes para que essa pressão alcance o valor ideal.
Quando a sua pressão ocular reduz abaixo de 6 com uma cirurgia de glaucoma, isso pode sim causar alguns problemas, inclusive a pressão ocular pode até mesmo chegar a zero depois de uma cirurgia de glaucoma. Quando a pressão está baixa demais, o olho ele fica murchinho e aí ele fica todo enrugadinho por dentro, como se fosse uma uva passa. Então, essas ruguinhas, essas dobras na retina, elas podem causar uma alteração que nós chamamos de maculopatia hipotônica. Outra alteração que pode acontecer decorrente da pressão ocular muito baixa é uma coisa que nós chamamos de descolamento de coroide, e também acontece quando o olho fica murchinho e ele acumula líquido em uma camada do olho chamada de coroide, que não é um lugar onde deveria ter se líquido acumulado.
Esses dois problemas, tanto a maculopatia hipotônica quanto o descolamento de coroide, as duas alterações geram uma piora bastante significativa da visão, mas em geral isso é reversível com o tratamento, conforme a gente faz um ajuste dos colírios para possibilitar que a pressão suba um pouquinho. Esses problemas eles acabam revertendo e na enorme maioria das vezes a visão volta ao que era antes. Na grande maioria dos casos, a gente consegue reverter isso apenas fazendo o ajuste das medicações, mas tem alguns casos em que isso não é suficiente e a gente acaba tendo que voltar para o centro cirúrgico para fazer mais pontinhos. E aí, conforme a gente dá mais pontos na sua cirurgia, isso vai fazer a pressão do olho subir um pouquinho, desenrugar e esses problemas revertem.
Se você já fez cirurgia de glaucoma, me conta aqui nos comentários como é que foi a sua recuperação se aconteceu para você a pressão baixar mais do que deveria. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber as minhas dicas semanais e se esse vídeo te ajudou, deixe só curtida. A gente se encontra na semana que vem.
Fonte: A PRESSÃO ocular pode ficar BAIXA DEMAIS? por Papo Glaucoma