Pneumonia Aspirativa
Saudações! Neste vídeo, nosso tema será a pneumonia aspirativa. O que acontece quando o paciente aspira conteúdo pela traquéia e brônquios é que o conteúdo vai seguir a via mais reta possível, então ele vai predominar no pulmão direito porque o brônquio principal direito é verticalizado e o bloco principal esquilo dele é horizontalizado, então fica mais fácil o conteúdo atingir o pulmão direito, principalmente os textos média inferior e principalmente região posterior, porque muitos desses pacientes fazem a aspiração quando estão deitados, quando estão em decúbito dorsal.
O que nós vamos observar na radiografia do tórax será uma opacidade em vidro fosco, consolidação ou as duas coisas, no terço médio inferior do pulmão direito. Isso é típico.
- Veja este outro caso também opacidade no terço inferior do pulmão direito.
- Ocasionalmente, a aspiração pode ser muito intensa, pode atingir os dois pulmões e algumas vezes a própria inspiração leva a danos pulmonares difusos, por exemplo, a aspiração de conteúdo gástrico, o suco gástrico leva dano pulmonar difuso.
- Então, esses pacientes começam com pneumonia aspirativa e podem evoluir com a SARA (Síndrome da Angústia Respiratória Aguda), como foi o caso na tomografia computadorizada.
Veremos consolidação e opacidades justamente aqui na região posterior do lobo médio e na porção superior do lobo inferior. A maioria das vezes é bilateral, mais intensa à direita. E também observe que na periferia da consolidação você tem opacidades nodulares entre lobulares e vidro fosco ao redor, então isso é bastante típico da pneumonia aspirativa. Já que o conteúdo aspirado, ele desce pelos brônquios, então ele faz a opacidade centro lobular, porque os brônquios ficam no centro do lóbulo pulmonar secundário e a partir do bronquíolo terminal ele vai pros alvéolos adjacentes e causa o processo inflamatório nos alvéolos adjacentes, então ele vai ter uma opacidade sempre lobular, bronquiolar e opacidade em vidro fosco adjacente. À medida que o processo avança, evolui, progride, ele vai se confluindo até formar uma consolidação.
Veja neste caso, nós temos consolidações tensas nas regiões posteriores gravitacionais dependentes de ambos os lobos inferiores e opacidades em vidro fosco aqui no lobo médio. Também temos consolidações extensas nos dois pulmões, mais acentuadas nas regiões posteriores pendentes, presença de branco grama aéreos e opacidades em vidro fosco. Este é um caso de pneumonia aspirativa grave que evoluiu com uma síndrome da angústia respiratória aguda. Então, nem sempre é possível pela imagem você saber o que é a pneumonia aspirativa, o que é a síndrome da angústia respiratória aguda e frequentemente pode ter as duas coisas juntas.
Terminando este vídeo sobre pneumonia aspirativa, gostaria apenas de lembrar a localização bastante típica da maioria dos casos de pneumonia aspirativa. Na radiografia, nós vemos a opacidade na região dois terços médio inferior na porção central perry lar do pulmão direito. Na tomografia, na região superior do álbum inferior e na região posterior do lobo médio direito são as localizações típicas. Na tomografia, a gente costuma ver que ela é costuma ser bilateral, mais acentuada à direita nessa localização típica e na periferia das consolidações você vai ter muitas áreas de opacidades nodulares centro globulares com opacidade em vidro fosco ao redor e adjacente.
Neste vídeo é isso. Obrigado e até o próximo.
Fonte
Pneumonia aspirativa por Jezreel