Pular para o conteúdo

Outro Olhar aborda a Doença de Huntington em programa especial


Você já ouviu falar na Doença de Hansen (também conhecida como Lepra)? Apesar de ser pouco conhecida, ela afeta cerca de mil e duzentas famílias no país. A progressão da Doença de Hansen interfere na rotina diária do paciente e compromete suas condições normais de vivência, podendo levar ao comprometimento das funções vitais e até mesmo à morte.
O primeiro médico que identificou a doença afirmou que ela era degenerativa, progressiva e não tinha cura, podendo ainda ser genética e afetar seus filhos. Essa história toda da Doença de Hansen acabou roubando a mãe de Julieta e seus irmãos.
Mesmo assim, a pessoa continua se comunicando e preservando suas funções cognitivas, personalidade, memória e comportamento. Infelizmente, o controle de qualidade do organismo detecta a doença como uma “fita muito longa” e tenta destrui-la, mas acaba destruindo a própria célula onde se encontra.
Se você pudesse saber quando e de que modo iria morrer, você gostaria de saber? Quando não há cura para uma doença, saber se a tem ou não pode não fazer tanta diferença na maneira como você planeja sua vida.
No entanto, é importante conversar com o paciente, jogar aberto, explicar a história e deixar que ele decida se quer ou não realizar exames. Não ter dinheiro para o tratamento pode gerar um sentimento de culpa muito grande.
Este vídeo é uma produção de Wilson Monticelli.
Fonte: Doença de Huntington é tema do Outro Olhar – por TV Brasil