E aí, a otite é uma infecção no espaço cheio de ar atrás do tímpano, ou seja, do ouvido médio. Uma infecção geralmente é causada por bactérias ou vírus. O tratamento requer um auxílio médico e um diagnóstico. É por isso que hoje estamos aqui na Clínica Biocentro de Presidente Dutra, que é excelência em saúde. Vamos conversar com o otorrinolaringologista, o doutor Rodrigo Maia, que passará todas as informações sobre esta infecção.
Vamos lá, vem comigo!
Eu só não entendi porque muitas pessoas não conhecem exatamente. Pressão entre theriault!
Olá amigos, aqui está Rodrigo, otorrino, com vocês mais uma vez. É muito comum receber ligações e perguntas sobre o que pode ser utilizado para tratamento da dor de ouvido. Um bom diagnóstico sempre começa com uma boa anamnese, sempre começa com a avaliação do paciente e com uma boa história clínica. As otites são as infecções de ouvidos podem ser divididas basicamente em otites externas ou otites médias.
Veja só como importante é a gente fazer uma boa avaliação do paciente. Otite externa é aquela doença que acomete a pele e o pavilhão auricular e que geralmente está relacionada ao contato com alguma substância contaminada, seja água contaminada, muito comum após banho de rio, após banho de mar, seja através de manipulação, cutucou vendo com grampo, uma pena, alguma chave contaminada. Essas infecções, apesar de bastante dolorosas, não costumam gerar complicações, podem ser tratadas e o paciente pode voltar até a sua funcionalidade da audição perfeitamente.
Já as otites médias estão mais relacionados aos quadros gripais, a quadro de infecção respiratória ou mesmo um aumento da adenoide ou até mesmo um quadro de sinusite. Também causam dor, também causando perda de audição, mais de forma um pouco diferente.
Eu te externa, as otites médias podem evoluir para sequelas irreparáveis, desde uma perda de audição definitivo até mesmo paralisia facial, quadro de tontura ou mesmo complicações intracranianas como abscesso cerebral, meningite.
Para que a gente faça um diagnóstico corretamente, nós precisamos da história clínica do paciente. E fundamentalmente é importantíssimo fazer uma boa otoscopia, que é a avaliação do médico ou na qual o otorrino usa o otoscópio e faz uma avaliação da parte interna do ouvido.
No caso de dor de ouvido, eu sempre recomendo muito e de todas as formas deve evitar manipular ouvido, evitando cutucar, tentar introduzir algum tipo de material ou instrumental dentro do ouvido. Realmente, reservar isso para os especialistas e trazer até o otorrino com a maior brevidade possível, com a maior velocidade possível, uma vez que alguns tipos de otite podem evoluir para complicações e podem evoluir para complicações regressivas rapidamente.
Diagnóstico precoce e tratamento correto evitar essas complicações. Nosso atendimento na Clínica Biocentro de Presidente Dutra sempre às segundas e quartas-feiras, um dia inteiro, e estamos à disposição para maiores dúvidas.
Fonte: Otite: sintomas, tratamentos e causas por Canal Biocentro