Olá, hoje vamos falar sobre Nódulo Norim, também conhecido como tumor renal. Eu sou Cássio Andreoni, médico Urologista, e o tema de hoje é sobre Nódulo Renal, um tema que tenho um grande interesse científico e experiência, já que tenho um banco de dados e já formei alguns pós-graduandos com pesquisa nesse tema.
O Nódulo Renal pode ser várias coisas, mas o mais comum é o cisto renal. A maioria das pessoas terá um cisto no rim após os 40 anos. Isso pode ser confundido como um nódulo renal, mas ele é tão benigno que quase nunca dá sintomas e alguns raros cistos irão dar problema.
Quem tem um cisto renal normalmente não precisa ficar muito preocupado, pois isso é diferente de um nódulo renal que muitas vezes é suspeito para um câncer de rim.
O que diferencia basicamente um cisto de um nódulo é que o cisto é um conteúdo líquido dentro do rim e o nódulo renal pode ser suspeito para ser um câncer no rim. Normalmente, é necessário fazer um exame mais sofisticado ou uma tomografia ou uma ressonância para diferenciar entre as condições normais de um nódulo renal.
Na maioria das vezes, terá que ser realizada uma cirurgia para remover esse nódulo. O nódulo renal, quando ainda é descoberto pequeno (abaixo de 4 centímetros), mesmo que seja um tumor maligno, tem uma chance de cura maior, pois normalmente ele está no começo. E a cirurgia é muito importante nesses casos.
Básico da cirurgia renal:
- Remoção total do rim com o nódulo;
- Só tirar o nódulo por cirurgia;
- Fazer uma ablação com agulha, guiada por um exame de imagem (tomografia ou ressonância), onde colocamos uma agulha e congelamos o tumor.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre Nódulo Norim. Lembre-se de sempre consultar seu médico e fazer exames periódicos para prevenir doenças renais.
Fonte: Nódulos Renais: O que são? | Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546 por Dr. Cassio Andreoni