Pular para o conteúdo

Nódulo na entrada da vagina: possíveis causas e tratamentos

Oi, doutor. Surgiu uma bolinha na entrada da minha vagina, o que devo fazer?

Calma, vem que eu te explico. Essa bolinha pode ser um cisto de glândula de Bartholin. Essas glândulas são pequenas glândulas arredondadas que ficam localizadas na região da vulva, entre o pequeno e o grande lábio, bem ao lado da desembocadura da entrada do canal vaginal. A principal função dessas glândulas é produzir um conteúdo que lubrifica o canal vaginal.

As glândulas de Bartholin são muito importantes para a vida sexual das mulheres. No entanto, essas glândulas podem ficar obstruídas, gerando cistos de glândula de Bartholin ou até mesmo bartolinite, que é a inflamação ou infecção dessa glândula.

Na maioria das vezes, o cisto de glândula de Bartholin não gera nenhum sintoma. Entretanto, quando a glândula cresce de tamanho, ela pode virar um pequeno nódulo ou caroço na entrada do canal vaginal. Por vezes, esse caroço pode gerar alguns sintomas, como dor para sentar, dor para ter relação sexual e dor para evacuar.

Por isso, é extremamente importante que, quando esse caroço aparece, a paciente vá ao consultório médico para ser examinada. O diagnóstico do cisto de glândula de Bartholin é feito de maneira clínica, por meio do exame físico, ou seja, não é necessário realizar nenhum tipo de biópsia ou exame de imagem para caracterizar a presença dessa alteração.

No caso do cisto de glândula de Bartholin, o tratamento pode ser feito por meio da realização da drenagem, que é um procedimento realizado no consultório médico por meio da anestesia local. Caso o cisto da glândula de Bartholin apareça novamente ao longo do ano, o médico pode optar por realizar um tratamento cirúrgico, que é chamado de marsupialização. A marsupialização nada mais é do que um tratamento no qual o médico faz uma incisão e sutura as bordas da lesão, abrindo um canal maior para que ocorra uma melhor drenagem do conteúdo da glândula para dentro do canal vaginal.

Nos casos de bartolinite, ou seja, nos casos em que a glândula está completamente infectada, o melhor tipo de tratamento é a bartolinectomia, que é a retirada completa da glândula. Esse procedimento também deve ser realizado em centro cirúrgico, e a paciente deve respeitar um repouso físico e sexual durante um período de cerca de 15 a 20 dias até que ocorra a cicatrização completa da glândula que foi retirada.

Fonte: Dr. surgiu um nódulo na entrada da minha vagina. O que pode ser? por Clínica BedMed