Pular para o conteúdo

Neuralgia do Trigêmeo: Conheça os sintomas com Dr. Eloy Rusafa.


A neuralgia do trigêmeo entra nos diagnósticos diferenciais das dores faciais. A dor da neuralgia do trigêmeo é a dor mais típica em comparação às outras dores faciais, porque geralmente é unilateral. Ela afeta um dos territórios, 2 ou todos os territórios de inovação do nervo trigêmeo e é caracterizada por dores em choque excruciantes que limitam a qualidade de vida do paciente.
Geralmente, o território mais comum afetado na neuralgia do trigêmeo é o território de inovação do ramo mandibular do trigêmeo, que compreende esta região facial, mas também pode afetar o território da região maxilar. Ela ocorre principalmente no triângulo da face e pode eventualmente compreender esta região.
O nervo trigêmeo é chamado assim por causa dessas três divisões que ele apresenta. A causa mais comum da neuralgia do trigêmeo é a dor de choque típica que ocorre durante alguns segundos, que é a compressão do nervo trigêmeo na região da força posterior. Essa região é na base do cérebro e é causada por uma bactéria chamada artérias cerebrais superior ou outras artérias ou veias também podem causar compressão na região do nervo trigêmeo.
O diagnóstico da neuralgia do trigêmeo é feito por história, exame físico minucioso e confirmação do conflito neurovascular ou seja da compressão daquele vaso sobre o nervo trigêmeo. A confirmação do diagnóstico da neuralgia típica é feita pelo diagnóstico clínico. No entanto, o diagnóstico diferencial com outras dores da face é fundamental.
Entre os diagnósticos diferenciais podemos citar a dor facial atípica, a dor por desaferentação ou neuropática, que, geralmente, acontece quando ela se desenvolve de maneira crônica após algum trauma da face, retirada dos dentes ou lesão de alguma estrutura nervosa da face ou a dor pós-herpética ou associado à esclerose múltipla.
O tratamento da neuralgia do trigêmeo na grande maioria dos casos é feito de maneira clínica. A melhor medicação para o tratamento da nevralgia do trigêmeo acaba sendo mais opina. Nos casos refratários ao tratamento clínico com o conflito neurovascular documentado podem ser tratados de maneira cirúrgica.
As diversas possibilidades de tratamento da neuralgia do trigêmeo apresentam uma porcentagem de melhora os diferentes tratamentos em geral não é 100% e o paciente precisa estar ciente das porcentagens ou da chance que ele tem de apresentar melhora.
Fonte: Neuralgia do Trigêmeo – Dr. Eloy Rusafa por Dr. Eloy Rusafa