Pular para o conteúdo

Não use antibióticos para tratar sinusite – Dicas do Dr. Renato Ponte, Otorrinolaringologista em Fortaleza.

Uso de Antibióticos na Sinusite

Você não deve utilizar antibióticos para a sua sinusite. Neste vídeo, falaremos sobre o uso dos antibióticos nos quadros de sinusite aguda. Meu nome é Renato Ponte, sou médico otorrinolaringologista e seja bem-vindo ao nosso canal. Aproveite que está nos assistindo e se inscreva em nosso canal. Não esqueça de ativar as notificações no Sininho.

Lembrando que sinusites agudas são aqueles com pressão na face, secreção purulenta, peso no nariz entupido e perda parcial ou total do olfato. Estes são sintomas típicos da sinusite. A maioria dos casos (80-90%) é causada por vírus e, portanto, não deve ser tratada com antibióticos.

  • Por que não utilizar antibióticos nestes casos?
  • Porque a maioria deles é causada por vírus, e vírus não são tratados com antibióticos.

Quando devemos usar antibióticos para sinusites? Devemos utilizá-los em casos mais complicados, que não estão se resolvendo. É importante que você procure um médico de confiança, converse com ele e veja o que é melhor para o seu caso.

A importância de sabermos disso é para evitar o uso indiscriminado de antibióticos. Muitas vezes, pacientes já vêm tomando antibióticos sem saber o que está acontecendo, o que pode ser perigoso.

É importante diferenciar a rinite da sinusite. A rinite é basicamente no nariz (espirra, coça, entope, secreção tipo água). A sinusite envolve nariz e seios da face. Na maioria dos casos virais, tratamos a sinusite com solução fisiológica e corticoides nasais/corticoides orais. O tratamento deve ser avaliado caso a caso.

Compartilhe este vídeo com amigos, familiares e conhecidos que possam se beneficiar. Deixe seus comentários abaixo e até o próximo vídeo.

Fonte
Não Tome Antibiótico Para a SINUSITE / Dr.Renato Ponte Otorrino em Fortaleza por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza