Quais são os remédios que existem para a memória? Tudo bem, mas o Dr. Saulo, médico neurologista, tem um vídeo aqui falando sobre opções naturais para a memória. Agora, vamos conversar sobre remédio, o OK? Inclusive, remédio para a doença de Alzheimer. Se eu não tiver que usar, será que potencializa minha memória? Vamos descobrir isso no final. Fica aí!
Antes, eu quero falar sobre remédios que foram inventados para TDAH, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, que é uma doença psiquiátrica e neurológica. Quais remédios eu tô falando? Ritalina, que todo mundo já ouviu falar, com certeza. E Vyvanse, que está na moda, minha gente.
Eu não tenho essa doença e tomar essas medicações, será que eu vou melhorar minha performance cognitiva? Estudando para o vestibular, para um concurso, ou sendo muito exigido durante o trabalho?
Se eu tomar esses remédios, vai ser bom? Com calma, hein, olha só! Pode ser um fiasco. Você pode forçar tanto do seu cérebro que, ao invés de você melhorar sua performance, você pode declinar por fadiga, por cansaço cerebral.
Então, sim, existem alguns estudos mostrando que pessoas saudáveis que não têm TDAH, com esse perfil de remédio, pode melhorar um pouquinho a cognição. Mas não é todo mundo. Tem que ser uma coisa muito bem pensada e muito bem decidida. Esse negócio de usar a torto e direito por aí, comprando no mercado negro Ritalina, Vyvanse, cuidado, pode ser muito, muito ruim. Inclusive, esses remédios são tarjas pretas. Dá uma olhadinha aqui no canal, vídeo nosso sobre tarja preta para você tirar essa dúvida. O que são as tarjas pretas?
Lembre-se que são remédios que podem ter efeitos colaterais muito graves, viciar e criar dependência. Então, jamais tome esse perfil de remédios sem prescrição médica. O seu médico neurologista junto com você vai ver se para a sua cognição, para a sua memória, para a sua inteligência, cabe um remédio desse perfil, ou se ele não é necessário.
Outra opção que a gente tem também é o Estimulante Limão Daphne Labs. Esse remédio foi inventado para a Encefalite Letárgica, aquela doença onde as pessoas simplesmente adormecem no meio da conversa, no meio de uma roda. A pessoa cai de sono. Então, ele vem para ativar o cérebro, ele deixa a pessoa desperta, acordada, vigil. E viram que também essa medicação poderia ter um benefício em aumentar a concentração, aumentar a atenção, aumentar a velocidade de processamento da memória.
Isso é verdade, mas a mesma coisa relacionada aos outros remédios que eu comentei até agora pode ser um fiasco. Você pode exigir muito do seu cérebro, ao invés de melhorar, você, sem perceber, declinar sua performance. E isso, com certeza, não é o que você quer. Além de ser também um remédio tarja preta, e com todos os seus riscos.
Preste atenção, cuidado, e os anti demenciais, remédios que foram inventados para a doença de Alzheimer: Donepezil, Galantamina, Rivastigmina e Memantina. E se eu pego esses remédios, que tomo, e eu saudável, será que o ganho de performance cognitiva existe? Não, não há qualquer evidência científica que remédios anti demenciais, fora do contexto da doença de Alzheimer ou outras demências, tem algum resultado satisfatório.
Então, nem pensar em roubar o remedinho da avó que sofre de algum problema de memória e tomar para ver se passa no vestibular, ou no concurso, não vai dar certo. E lembrar que também são remédios controlados, logo, precisa de um certo rigor para o uso, uma certa fiscalização médica e tem chance de efeitos colaterais.
E, pra finalizar, e essas pílulas da inteligência que a gente vê pela internet? Isso aqui foi estudado? Isso aqui tá dando certo? Relato de um monte de gente que está super bem que passou aqui e ali numa prova? Mentiras! Não tem qualquer comprovação científica, evidência de que exista algum tipo em pílula da inteligência. Então, cuidado. Não vai sair comprando as coisas por aí pela internet, vai gastar seu dinheiro à toa.
Curiosidades hoje eram sobre isso. Espero que tenham gostado. Toda quarta-feira vídeos aqui no canal sobre neurologia e sobre psiquiatria. Tem tontura, vertigem. Me segue lá no instagram @doutortontura e deixe um comentário aqui. Conta pra mim, você já sabia sobre isso? Já usou um remédio desse? Um abraço!
Fonte: Remédio para memória . Dr Tontura explica por Neurologia e Psiquiatria