Você conhece alguém que está sempre com os olhos vermelhos? Olho irritado e cheio de lágrima e às vezes tem o seu nariz escorrendo? A maioria das pessoas apresentam algum tipo de alergia ou reação alérgica em certo momento da vida.
Alérgias oculares são as reações alérgicas que acometem os olhos ou estruturas próximas dos olhos, como mais pálpebras, causando a conjuntivite alérgica, por exemplo.
Se você tem interesse em aprender dicas e curiosidades, entender melhor como funciona os seus olhos, eu vou te pedir para curtir e deixar o like neste vídeo, se inscreva no canal. Dessa forma, você não vai perder nenhum vídeo que eu fizer no futuro e que o YouTube vai poder mostrar para você e para mais pessoas, assim como você que teve essa dúvida.
Continue assistindo até o final, que eu vou te contar três dicas importantes para a saúde dos seus olhos, que vão te ajudar.
Estas reações alérgicas são respostas exageradas do nosso sistema imunológico, que é um sistema de defesa do corpo a um tipo de determinada substância que é chamada de alérgeno. Portanto, alérgico é qualquer substância capaz de produzir uma reação alérgica, como por exemplo, partículas de poeira, pelos de animais, alguma comida, veneno de inseto e até mesmo pólen.
Quando uma pessoa alérgica entra em contato com fatores alergênicos, como o primeiro contato com Poli, por exemplo, seu sistema imune identifica e faz uma reação, produzindo anticorpos para combatê-los. Esses anticorpos se ligam às células especializadas chamadas de mastócitos.
Quando o corpo é novamente exposto ao mesmo alérgico, ele se liga aos anticorpos presente na superfície dos mastócitos e diz para liberar, por exemplo, fatores inflamatórios como a histamina e os leucotrienos. A liberação de histamina e leucotrienos provocam muitos sintomas associados à alergia.
O processo de conjuntivite alérgica pode variar desde quadros leves, com pouco sintomas, até mesmo quadros graves, com muita coceira nos olhos e sensibilidade à luz, inclusive até mesmo com risco de perda da visão. Esses sintomas podem ser coceira, lacrimejamento dos olhos, congestão nasal, irritação do nariz e até mesmo em alguns casos, com falta de ar e a respiração ofegante.
Os sintomas de alergia podem ser menos ou severos e podem comprometer a qualidade de vida. Em casos raros, uma reação alérgica pode até ser tão grave que pode se tornar uma ameaça de vida.
Não há cura para alergia, mas sempre há meios de prevenir ou aliviar os sintomas alérgicos. Entre eles, evitar substâncias da quais você é alérgico. Por isso, é importante procurar um médico alergologista. Tentar identificar qual substância você é alérgico e realizar o uso de medicações e, em certos casos, como a imunoterapia.
Agora, as três dicas importantes para a saúde dos seus olhos. A primeira: não coce os seus olhos. Isso pode levar ao desenvolvimento de uma doença muito comum no nosso meio, que é o ceratocone. O ato de coçar os olhos pode deformar sua córnea e piorar sua visão.
A segunda dica é: não use colírio de corticoide sem um acompanhamento muito próximo do seu médico oftalmologista. Porque isso pode causar um aumento da pressão do seu olho, no desenvolvimento de glaucoma e até mesmo uma catarata precoce induzida pelo uso de colírio de corticoide.
A terceira e mais importante dica é que você procure um atendimento com seu médico oftalmologista de confiança para uma avaliação completa dos seus olhos e o tratamento específico do caso da sua alergia ocular, a sua conjuntivite alérgica.
Espero que tenha gostado do conteúdo. O meu canal tem como objetivo te empoderar com informações de qualidade sobre a saúde dos seus olhos. Comigo nessa jornada. Um forte abraço e até a próxima.
Fonte: Conjuntivite alérgica – Dr. Gustavo Bonfadini por Gustavo Bonfadini