Pular para o conteúdo

Mastite: Entenda o que é e saiba quando buscar ajuda.


Olá, hoje vou falar com vocês sobre a mastite, que é a inflamação das mamas. Como perceber esse problema e quando é hora de procurar ajuda médica?
Os primeiros sintomas que a mãe que amamenta sente com a mastite é uma febre muito forte que não passa e dor no corpo. É um resfriado que não passa como qualquer outro. Você fica literalmente acabada. Outro sintoma muito importante que a mãe vai notar é uma vermelhidão no seio.
Mas por que a mastite acontece? A mastite é a estagnação do leite materno no seio. Isso acontece porque o bebê, por exemplo, dormiu uma noite inteira, espaçou as mamadas, a mãe voltou a trabalhar e se passou muitas mamadas sem fazer barganha no trabalho, introduziu uma mamadeira ou chupeta, freio lingual curto, desmame abrupto, entre outros fatores.
Se você notar algum desses sintomas, como febre, calafrio e ver uma parte avermelhada no seio, procure ajuda médica. É muito importante que o médico a passo você passe por uma avaliação para que o médico receite um antibiótico. Pode ser tanto o médico do seu obstetra ou até mesmo um pediatra de seu filho. Apesar da mãe que amamenta não poder tomar todos os remédios antibióticos, há sim aqueles que são compatíveis com a amamentação. A mãe que amamenta e tem mastite não precisa desmamar seu bebê. É muito importante a gente bater nessa tecla: continue amamentando, sim! Livre demanda! O mais importante é você esvaziar os seus seios, então o bebê vai te ajudar a melhorar.
Em casos mais graves, a mastite pode evoluir para uma infecção bacteriana. Nestes casos mais graves, a mulher pode inclusive ficar internada no hospital. Muitas vezes, tem que fazer drenagem do pus que fica no seio. É um problema muito grande. Para não chegar nessa fase, é muito importante que você note e perceba os sintomas logo no início e procure o seu médico de confiança. É muito importante que a mulher tenha nesse momento da mastite um suporte ainda maior, uma rede de apoio para que cuide dela porque é muito dolorido, muito cansativo, e ela precisa ser cuidada.
Outra dica muito importante para evitar a mastite é amamentar em livre demanda e também fazer a pega correta. A gente tem um vídeo no nosso canal que ensina direitinho a fazer a pega. É muito importante essa atenção para que você evite ficar com os seios inchados com acúmulo de leite. É muito importante ficar atento a isso. A amamentação em livre demanda, sempre que o bebê quiser, ajuda a evitar esse tipo de problema.
A mãe com mastite precisa de repouso e muitos cuidados, e o que ela mais precisa não é ficar fazendo compressas de água quente, nem colocando uma bomba para tirar mais leite. O que ela precisa é só do bebê dela mamando em livre demanda, que ela, o bebê e o medicamento já vão dar conta de resolver a mastite.
Espero que vocês tenham gostado. Se tiver qualquer dúvida sobre a amamentação, mastite, outros problemas, entre em contato com a gente. Até a próxima semana!
Fonte: Mastite – o que é e quando procurar ajuda por Mães de Peito