Malária
A malária é uma doença parasitária causada por um agente infeccioso que causa uma doença aguda e febril em seres humanos prevalente nos países de clima tropical e subtropical.
- Febre
- Calafrios
- Dores musculares
Esses são alguns dos principais sintomas da malária, uma doença considerada um problema de saúde pública no mundo inteiro.
A malária é transmitida pela picada do mosquito chamado a 9. Ao sugar o sangue de uma pessoa infectada, ele adquire protozoário causador da doença. Assim, à medida que o inseto pica outros indivíduos, a doença se dissemina.
O parasita da malária pode invadir as hemácias e destruir as células vermelhas do sangue da pessoa. Ele também pode, através da circulação sanguínea, ganhar o fígado, onde fica latente por um período e de lá pode sair e voltar para a corrente sanguínea.
Os sintomas mais comuns da malária são calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia e até delírios. A febre, segundo os especialistas, é o sinal mais característico, especialmente em pacientes que já foram previamente expostos à malária. A febre obedece ao ciclo de replicação do parasita no corpo da pessoa. Em algumas situações a pessoa vai ter febre a cada 48 horas ou a cada 72 horas, dependendo do tipo de malária que ela tem. Mas isso não acontece para todo mundo, não é uma regra geral. Em pessoas que nunca tiveram malária, em crianças pequenas, em gestantes, pode não ser dessa forma.
A suspeita de malária deve ser levantada diante dos sintomas, se a pessoa tiver viajado para uma região com grande incidência da doença. Para confirmar o diagnóstico, é feito um exame em que uma gota de sangue do paciente é analisada através de um microscópio. É importante fazer a análise o quanto antes, já que a malária pode levar à morte.
O tratamento é somente com remédios, e o remédio varia dependendo da forma de malária que a pessoa tem, depende também de algumas características da pessoa que está doente. Gestante pode tomar determinados remédios, pessoas que estão com malária grave vão tratar de determinada forma com remédio injetável, e é sempre uma combinação de medicamentos. Ainda não existe vacina contra a malária.
Para se proteger da malária, é importante:
- Usar sempre repelentes, dando preferência àqueles que possuem uma substância chamada DEET.
- Usar mosquiteiros e roupas que cobrem a pele.
- O uso do medicamento como medida preventiva também pode ser eficaz, mas somente após prescrição médica.
Para saber mais sobre malária, acesse minhavida.com.br.
Fonte
Malária: febre alta e dores musculares são os principais sintomas por Minha Vida