Pular para o conteúdo

Jejum intermitente para tratamento de sobrepeso e obesidade: funciona?

Autonomia e Saúde – Jejum e saúde

Olá, eu sou Antônio Pitaguary do blog Autonomia e Saúde. Hoje eu quero falar pra você sobre a primeira coisa que todos devem cuidar em termos de melhorar e prevenir problemas de saúde.

Nós fizemos uma revisão da literatura para entender a influência do jejum no tratamento e prevenção de sobrepeso e obesidade. O que a gente descobriu é que isso pode influenciar muito a melhorar na maioria dos problemas de saúde. Hoje nós vivemos uma epidemia de doenças crônicas já onde a obesidade é um dos pilares. A recomendação de restringir alimentos, ou seja, comer menos e queimar mais calorias, simplesmente não funciona. Por outro lado, todos concordam que ficar sem comer é uma estratégia eficiente para perder peso. Uma solução para esse problema precisa necessariamente incluir o jejum, o período de jejum.

Nesse sentido, nós fizemos então uma revisão da literatura para verificar a influência do jejum no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Nós selecionamos na principal base de periódicos de saúde após mede 12 artigos, sendo oito deles também de revisão. É importante falar isso porque o trabalho de revisão é aquele que estuda as outras pesquisas feitas na área para a organização das informações.

Nós identificamos o periódico autor, local de cada pesquisa, título e objetivos, método e desenho de estudo, além evidentemente de resultados e discussão dos achados. Desse modo, nós podemos organizar a nossa revisão em tipos de jejum, mecanismos e benefícios, além de como prescrever, ter segurança, avaliar contra indicações e possíveis efeitos adversos.

Os resultados obtidos apontam que o jejum, isso é a restrição alimentar intermitente ou periódica, é uma estratégia muito eficiente para tratar sobrepeso e obesidade, além de inúmeros outros benefícios à saúde humana, incluindo ajudará a desenvolver pessoas satisfeitas e confiantes em sua saúde a partir da própria experiência pessoal.

É claro que não se trata de algo simples, fácil e que resolve tudo, pois a terapêutica do jejum e inclui temas críticos como bill cognição, ou seja, integração cultura, crenças e sistema imunológico, cronobiologia, que não é apenas o que nós o momento adequado de comer e individualidade bioquímica, ou seja, as diferenças entre cada ser humano.

Se você tem interesse em receber uma síntese desses resultados da pesquisa e da revisão que a gente fez, deixe seu e-mail aí nos comentários. Pela atenção, muito obrigado e até o próximo vídeo. Valeu!

  • Tipos de jejum
  • Mecanismos e benefícios
  • Como prescrever
  • Ter segurança
  • Avaliar contra indicações e possíveis efeitos adversos

Fonte
A influência do jejum no tratamento do sobrepeso e obesidade por Antonio Pitaguari