Rinite – Saiba Mais
Quando o ar está seco e a poeira voa livre por todos os cantos, é sinal de que muita gente vai começar a sofrer com a rinite, uma inflamação das mucosas do nariz que causa muito, mas muito mal estar em quem sofre com o problema.
- Sintomas: nariz escorrendo, congestão nasal, espirros consecutivos, obstrução nasal, coriza, irritação e coceira no nariz e nos olhos e até dores de cabeça.
- Tipos: rinite inflamatória (que pode ser produzida por vírus, por exemplo, que acontece no resfriado comum), rinite alérgica (que é mais comum e pode ser causada por alergias), rinite infecciosa (que pode ser produzida por bactérias).
- Causas: alergias, resfriados, uso indevido de medicamentos e até produtos químicos e irritantes.
Os sintomas são muito parecidos em todos os tipos: espirros consecutivos, principalmente pela manhã, obstrução nasal, coriza, irritação e coceira no nariz e nos olhos e até dores de cabeça.
Medida importante para quem sofre é também a higiene ambiental, diminuindo a presença de agentes que causam alergia nos lugares que você frequenta pode, em muitos casos, resolver o problema.
- Evite cobertores e roupas de lã, objetos que juntam poeira como bichos de pelúcia também não são recomendados.
- O quarto de dormir também precisa estar livre de agentes que causam alergia.
Se nada disso adiantar, o tratamento medicamentoso pode ser a solução. Existem hoje tratamentos, como os corticoides tópicos nasais, que são medicamentos extremamente seguros e que deixam o paciente muito bem, melhorando bastante os sintomas.
Já quem sofre com muita secreção pode se beneficiar com uma receita muito simples de fazer: misture duas colheres de chá de sal e uma de bicarbonato de sódio em um litro de água. Depois, é só aplicar algumas gotinhas no nariz.
Não deixe de consultar seu médico para avaliar o seu caso.
Para saber mais sobre rinite, acesse: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/rinite.
Fonte
Rinite: causas e tratamentos para a inflamação nas mucosas do nariz por Minha Vida