Pular para o conteúdo

Infecção Urinária em Crianças: Diagnóstico e Tratamento

Música

Na nossa última consulta de pediatria, uma paciente de 18 meses, branca, um ano e meio, irritada com retenção urinária, chorou, urina escura e febre de 38 e meio, acabei de falar 39. Aí vem a questão: “bota um pouquinho só pra pegar gente”. A 48 horas, uma criança com febre que não tem foco tem que pensar em infecção urinária, principalmente criança pequena que não diz que está com dor, não tem queixa. Tem que pensar em infecção urinária.

Estão falando de infecção urinária nessa criança de um ano e meio irritada. Desconfie de infecção urinária. O que eu tenho que fazer? A cultura sempre, nunca foi só por exame de urina. Um que lá no Rio a gente chama de Escolta. Tem sangue na urina, mas o mais comum no ambulatório chegar uma criança com febre.

Ela fez o exame comum de infecção urinária sem fazer cultura. O que eu digo que falta no nosso país é cultura de urina, por exemplo. Muito do tipo 1 em casa. A cultura pode gerar essa goleiro no tiro. Cultura por saco coletor, aqueles saquinhos malvados. Não dito, ele só serve para o seguinte: se vide, é negativo, não tem infecção urinária. Se vier positivo, contaminou. Então, não serve como coletor.

Terceira opção: introduzir sintomáticos, orientar para ICNB. Não quer dizer que a criança tem ICNB, mas ele não investiu. Trata, manda voltar em 48 horas. Uma infecção de urina com febre pode ser uma piada. E frite pode evoluir com os apps. Não dá pra fazer isso. Só podem ser essas duas. Não vou pedir uma resposta efeito aquilo que por enquanto não tem colher urina tipo 1 por um super público em caso de constituir a misse estereotipada da cultura.

Eu falo falta cultura. Agora sim, urina tipo 1, cultura por sondagem vesical. E aí sim, colheu a urina. O quadro clínico sugere infecção urinária. Você começa o antibiótico. Detalhe, antigamente pelo nefrite, tinha que internar. Hoje em dia, pode fazer o antibiótico via oral e retorna no ambulatório para reavaliação. Tá, gabarito e metrô.

Fonte: Infecção Urinária em Crianças:Diagnóstico por Medcel