Pular para o conteúdo

Identificando os Sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio: Guia Prático

Infarto Agudo do Miocárdio e seus sintomas

Olá, hoje gostaria de conversar com vocês a respeito do infarto agudo do miocárdio e seus sintomas.

Em muitos casos, o infarto é causado por uma obstrução subida de uma artéria coronária que leva à morte do músculo cardíaco.

Os sintomas do infarto geralmente são muito característicos e, na maioria das vezes, manifestam-se como:

  • Dor na parte esquerda do peito ou no osso esterno, que é uma dor bastante intensa, como se fosse um aperto, como se estivesse sendo comprimido o tórax;
  • Irradiação da dor para os braços, tanto direito quanto esquerdo, para a mandíbula e, eventualmente, para as costas;
  • Dor que não alivia mesmo após tomar um analgésico;
  • Suor excessivo;
  • Tontura;
  • Arritmia.

É importante que as pessoas estejam atentas a esses sinais e sintomas, pois em aproximadamente 40-50% dos pacientes, o infarto manifesta de maneira subjetiva, sem sintomas precedendo o quadro agudo.

Recentemente, tivemos o falecimento de importantes figuras públicas, como o jornalista Ricardo Boechat e o ex-ministro Gustavo Bebianno, que apresentaram quadros de infarto agudo do miocárdio. Entretanto, demoraram a procurar atendimento médico, o que infelizmente resultou em suas mortes.

É extremamente importante que as pessoas reconheçam esse quadro e procurem atendimento de emergência de maneira imediata. Especialmente em momentos como o que vivemos atualmente, em que existe uma pandemia por um vírus que causa quadros de infecção respiratória, está bem demonstrado que existe um aumento dos quadros de infarto agudo do miocárdio. Portanto, estejam atentos aos sintomas e procurem o mais rápido possível um atendimento de emergência público, pois isso pode salvar vidas.

Fonte
Atenção para os sintomas do infarto agudo do miocárdio por Clínica Gilberto Nunes