Você está tendo dor para ter relação? Não consegue expor a glande e lavar o pênis direito? Acredita que seu filho pequeno possa ter fimose? Vem comigo que eu vou te explicar os principais sintomas.
Apesar de ser uma doença muito conhecida na população, a fimose gera muitas dúvidas tanto em homens e adolescentes como em pais que têm filhos pequenos.
A fimose é um excesso de pele do pênis, do prepúcio, ali daquela pele que recobre a glande associado a um anel de fibrose dessa pele que vai impedir a exposição da glande.
Existem vários graus de fimose sendo grau mais leve aquele em que a pessoa apesar de ter o anel consegue expor a glande e o grau mais grave que é quando o anel é tão intenso que a glande não consegue nem ser visível, ou seja você tenta expor aquele anel para no comecinho ali da cabeça do pênis não deixando a glande ser exposta.
Todas as crianças nascem com a pele do pênis acolada na glande, esse acolamento, ele é normal, todas as crianças nascem com ele e isso não é fimose. Com o passar dos anos quando a criança vai crescendo esse acolamento tende a se resolver conforme a criança vai tendo as ereções naturais.
E aquela fimose que aparece na adolescência ou adultos jovens? Normalmente nesses casos, o paciente normalmente têm um grau de fimose mais leve e que nunca incomodou e quando ele começa a ter as relações sexuais aquele anel de fibrose começa a doer e começa a atrapalhar e aí ele nos procura para fazer o diagnóstico aí da fimose. E aquela famosa que aparece depois de adulto? Normalmente essa fimose, ela é mais comum em pacientes acima de 50 anos de idade e ela é secundária a infecções de pele e também ao diabetes.
Essas infecções, elas vão causando uma fibrose ali na pele e aí vai surgir um anel de fimose que vai impedir o paciente de expor a glande do pênis.
É muito importante fazer o tratamento da fimose que é cirúrgico porque a fimose é um grande fator de risco para o câncer de pênis e existe uma outra complicação da fimose que chama-se parafimose que é quando esse anel passa por detrás da glande e o paciente não consegue voltar, não consegue cobrir a glande novamente.
Esse anel ele aperta é a glande e interrompe o fluxo sanguíneo. É uma urgência urológica, tem que reduzir a parafimose, transformar parafimose numa fimose porque senão pode até acontecer a necrose da glande. Tá certo?
Se você ficou com alguma dúvida pode deixar nos comentários que eu respondo para você, eu sou Doutor Tiago e até o próximo vídeo.
Fonte: Sintomas da Fimose: Como saber se você tem! por Dr. Tiago Guirro – Urologista