Pular para o conteúdo

Herpes anal: causas, sintomas e tratamento.


Você já ouviu falar sobre Herpes Perianal? Pois é, existe e nós vamos falar sobre isso hoje. Eu sou Dr. Marcelo Werneck, sou coloproctologista. Clique aqui para se inscrever no canal que você vai achar muito conteúdo interessante.
Acho que todo mundo já ouviu falar sobre herpes labial. Herpes genital também muita gente já ouviu falar, que é a manifestação da região genital. Agora herpes perianal, anal e herpes retal a maior parte das pessoas não ouviu falar.
O diagnóstico do herpes em geral costuma ser bem direto, se tiver manifestação da forma mais comum. Eu vou falar qual essa forma. O herpes é uma doença sexualmente transmissível causada por um vírus, vírus tipo 1 ou tipo 2.
Doutor, ouvi falar que o herpes tipo 1 causa a lesão oral e o herpes tipo 2 causa anogenital, isso é verdade? Antigamente o vírus tipo 1 era mais comum na versão labial e o vírus tipo 2 é mais comum na região genital e anal. Hoje em dia não tem tanto essa diferenciação mais, e qualquer um pode manifestar em qualquer dessas regiões. A frequência da população que já entrou em contato com o vírus é mais de 50%. Então se você parar para pensar, a chance de ter tido contato com herpes é maior do que não ter tido ao longo da vida. Só que muitas pessoas não vão manifestar. Vão ficar com uma forma de subclínica. Imagina o tamanho do problema para a saúde pública disso. Como esse contato é muito frequente não é indicado a gente fazer exame na população toda, mas em alguns grupos específicos pode ser sim.
Quando se manifesta, quais são as manifestações do herpes? Normalmente vai causar algumas vesículas pequenas bolinhas ali na região, que têm um líquido dentro, depois essa bolha vai se romper e forma úlceras, que podem coalescer, podem se juntar, umas às outras e normalmente são úlceras muito dolorosas. Quando a pessoa olha, tem um halo vermelhado em volta e isso a pessoa vai manifestar até que ela cicatrize. Então a lesão vai cicatrizando com o tempo.
A primeira manifestação do herpes em geral é mais intensa e está associado também à sintomas corporais. Então a pessoa pode ter febre, mal-estar, ínguas e depois tudo isso vai melhorar. A infecção viral vai ceder com o tempo. E o herpes é caracterizado por um quadro recidivante, ou seja, em épocas da vida em que a pessoa mais estressada, com ansiedade, está mudando o estilo de vida, ele pode se manifestar de novo. Normalmente com crises menos intensas. O tipo 2 tem uma tendência maior de recidivar. Além disso, outra manifestação que pode acontecer é a retite ou proctite que é a inflamação do reto em pessoas que fazem a prática do sexo anal e pegam o herpes. É a principal causa de retite em alguns grupos de pessoas. E como é o tratamento, tratamento? A gente usa antivirais para encurtar essas crises causando resolução mais precoce e resolver os sintomas da pessoa. Só lembrando que pode acontecer a recidiva, são crises que vão acontecendo ao longo do tempo. Pessoas que têm muitas crises, que têm mais de 4 crises por ano podem ser que justifique até o uso de medicações para a prevenção da crise mas vai ser caso a caso.
Uma questão importante sobre o herpes é que pode ter crise assintomática e isso é um problema de saúde pública também. Porque a pessoa vai transmitir sem estar ciente disso. A transmissão ocorre pelo contato com lesões e com pessoas que estão liberando vírus ali. O que normalmente seria nas crises, mas a pessoa não sabe que está em crise. Em geral são infecções auto-limitadas, que a gente vai usar medicações, existem casos de resistência às medicações e existem casos que podem ser graves com necessidade de internação hospitalar. Mas isso não é via de regra.
Claro que tem muito mais o que falar sobre esse assunto, mas eu achei que o importante é alertar as pessoas sobre a existência desse quadro. Qualquer dúvida manda nos comentários eu vou ler alguns comentários vocês agora.
Me perguntaram sobre a evolução no tratamento da fissura anal. Como já disse, a fissura anal a gente pode tratar com cremes, pode tratar com botox e com a cirurgia. Quando a gente opta por tratar com cremes, pomadas na região, a resposta pode ser um pouco demorada. Então a gente vai avaliando a evolução do quadro em torno de um a dois meses para saber se está respondendo. Se tiver uma melhora nesse período a gente pode persistir nesse tratamento até seis meses. Se não tiver nenhuma melhora a gente pode optar pelo tratamento com o botox ou com a cirurgia.
Outra pergunta que me fizeram foi a questão de hemorróidas, a pessoa falou que não sente dor, mas tem aqueles sintomas de prolapso, peso e sangramento. Como eu já disse, tem um erro muito grande das pessoas acreditarem que hemorroidas em geral são dolorosas. Hemorroida em si não costuma ser dolorosa no dia a dia. Ela vai ser dolorosa nas crises. Os sintomas mais comuns de hemorroidas são o sangramento, a saída pelo ânus, que a pessoa precisa empurrar ou até a sensação de peso.
Fonte: Herpes anal. O que é? Como tratar? por Dr. Marcelo Werneck