As hérnias podem ser de vários tipos e afetar praticamente qualquer parte do corpo. Em todos os tipos ocorre uma projeção de parte de um órgão interno que pode ficar visível através da pele, como no caso da hérnia inguinal.
Os sintomas de hérnia inguinal costumam incluir incômodos na região do abdômen e se não for tratada, pode resultar em complicações de saúde sérias.
A hérnia inguinal acontece quando o tecido intestinal ou parte do próprio intestino é projetado por meio de um ponto fraco nos músculos do abdômen. Essa protuberância geralmente é uma protuberância no músculo da virilha que faz com que o intestino seja projetado para fora. Essa linha pode causar dor, principalmente quando o paciente precisa ter circulação ou carregar um objeto pesado ao se inclinar.
Às vezes, uma hérnia inguinal pode ser confundida com uma hérnia femoral, já que a única diferença entre elas é a localização em relação ao ligamento.
No final, a hérnia inguinal pode ser direta, que é quando desenvolve-se na idade adulta, devido ao enfraquecimento dos músculos abdominais, ou pode ser indireta, que ocorre com mais frequência na primeira infância, por se tratar de uma condição congênita em que o tecido muscular abdominal não se fecha por completo enquanto o bebê ainda está no útero da mãe.
Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal são sensação de queimação ou dor local, desconforto na região da virilha, protuberância em ambos lados na região pélvica que fica ainda mais visível quando a pessoa está em pé ou tossindo e fraqueza ou pressão na região ao deitar em uma superfície plana.
A hérnia inguinal costuma ficar imperceptível porque ela volta para o local de origem quando a pessoa está deitada. Aplicar compressas de gelo e deitar com a cabeça um pouco mais elevada do que o resto do corpo também podem ajudar a diminuir o inchaço. Quando essas técnicas não reduzem o inchaço, temos uma condição conhecida como hérnia encarcerada, em que o conteúdo protuberante fica preso na parede abdominal.
Quando ela está encarcerada, pode ocorrer o estrangulamento do tecido prejudicando o suprimento de sangue e levando a uma complicação da hérnia que pode ser fatal, chamada de hérnia estrangulada. Os sintomas da hérnia estrangulada são febre, náusea, vômitos, incapacidade de realizar os movimentos intestinais habituais e de soltar gases, protuberância que fica vermelha, roxa ou escura.
As causas da hérnia inguinal podem ser esforços repetitivos para evacuar, gravidez, aumento da pressão dentro do abdômen, doença pulmonar, o tabagismo, enfraquecimento dos músculos abdominais, tosse crônica ou espirros fortes e frequentes.
A hérnia inguinal tem como tratamento a cirurgia para a correção. A recuperação costuma ser boa e o paciente costuma voltar para sua rotina normalmente após dois a três semanas da cirurgia. É muito importante que procure um médico nos primeiros sinais de alerta, pois apesar de não ser um problema grave, pode haver complicações.
Fonte: O Que é uma HÉRNIA Inguinal? [Sintomas, Causa, Tratamento, Tempo de Recuperação] por Canal Live Saudável