Boa noite, hoje vou falar um pouco sobre a dúvida que as pessoas têm a respeito da hérnia de disco. Esse tema é genérico, ou seja, abrange várias condições. Herniação significa quando uma estrutura do corpo está em um lugar que ela não deveria estar, e a ação significa que algo que deveria estar em um ponto está em outro. As hérnias de disco podem ser divididas do ponto de vista anatômico e do ponto de vista de imagem de ressonância ou tomografia em protusões, extrusões e exclusões.
É importante entrar nesse detalhe, precisamos explicar um pouco da anatomia. Entre cada vértebra existe um disco que é formado por uma porção externa, que é o anel fibroso, que tem a capacidade de evitar o estresse rotativo sobre as vértebras e permite que o núcleo pulposo permaneça em seu interior. No interior do anel fibroso temos uma estrutura morfológica formada de colágeno, no qual existe uma série de estruturas bioquímicas que é o núcleo pulposo. A principal função dele é permitir um movimento normal da coluna e absorver as cargas.
Uma protusão é quando o anel fibroso e o seu conteúdo, ou seja, o núcleo pulposo, invadem o canal intervertebral de uma forma mais difusa. Já a extrusão ocorre quando existe uma rotura no anel fibroso que permite um extravasar aconteça do núcleo pulposo para o interior do canal. As extrusões podem ser mediais quando estão ao lado foram nominais quando estão dentro do forame por onde passa o nervo ou esta foram é quando elas saem pra cá. A exclusão é por definição a que tem o maior diâmetro dela. Ou seja, o cumprimento maior dela está na zona anterior ou posterior, portanto, é maior de anterior-posterior do que de laterais.
O tratamento de cada condição dessa depende do quadro clínico que o paciente apresenta e das alterações do exame de imagem. No entanto, a alteração do exame de imagem de forma isolada não tem nenhum valor preditivo de tratamento. Você tem que ter o quadro clínico condizente com o exame de imagem. Foi um prazer falar com os senhores. Tenham uma boa noite.
Fonte: Diferença entre PROTUSÃO E EXTRUSÃO na Hérnia de Disco – Dr Diogo Neurocirurgião por Dr. Diogo Anderle