Minutos Vacinas
O canal que veio para descomplicar o mundo da vacinação
Hepatite B
Essa doença é causada por um vírus conhecido como vírus hepatite B ou simplesmente HBV. Ela tem esse nome porque afeta o fígado, que é composto por células chamadas de hepatócitos, daí o nome hepatite. O vírus encontra-se presente no sangue e nos fluidos do nosso corpo, por isso pode ser transmitida através de:
- Relações sexuais
- Da mãe para o bebê durante o parto ou gestação
- Compartilhamento de objetos como lâminas de barbear, seringas, escovas de dente ou por contato com ferida de uma pessoa infectada
Quando o HBV entra no nosso corpo, ele infecta principalmente os hepatócitos no fígado e se replica muito dentro dessa célula. A progressão da doença varia de acordo com a idade da pessoa e como ela é infectada:
- Nos adultos, a infecção costuma ocorrer de maneira aguda, o que significa que ela é menos grave. Os sintomas normalmente desaparecem em até seis meses.
- Já em crianças, o mais comum é que a doença se desenvolva de maneira crônica, principalmente se a infecção acontecer ao nascimento ou nas duas primeiras semanas de vida. Nesses casos, a doença acompanha a pessoa para o resto da vida, causando sintomas como cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre e dor abdominal. Como o vírus afeta as células do fígado, esse órgão fica muito danificado, o que pode levar à cirrose e, em alguns casos crônicos, é possível que se desenvolva no futuro um câncer de fígado.
Essa diferença de progressão da doença entre crianças e adultos acontece porque quando somos muito pequenos, nosso sistema imune ainda não está completamente formado, ele ainda está se desenvolvendo e aprendendo a proteger nosso corpo. Por isso, se o HBV infecta um bebê, ele dificilmente vai conseguir combater completamente o vírus, o que faz com que a doença se desenvolva de maneira crônica.
Nesses casos mais crônicos, não há uma cura, mas pode ser feito tratamentos com medicamentos antivirais específicos e medicamentos imunomodulatórios que ajudam no controle da resposta imune. Assim, é possível retardar os danos ao fígado, ou seja, fazer com que demore mais tempo até que esse órgão fique realmente danificado.
Estima-se que atualmente cerca de 3,5% da população mundial esteja infectada cronicamente com o vírus, e por isso essa doença é considerada um problema de saúde pública global. Felizmente, nós temos como nos prevenir contra esse vírus horrível. A vacina da Hepatite B é uma vacina de sensibilidade, o que significa que recebemos um pedacinho do vírus e ensinamos nosso sistema imune a reconhecê-lo. Nós tomamos três doses da vacina: uma nas primeiras 24 horas de vida, outra aos dois meses e a terceira aos seis meses de idade.
Se pararmos para pensar, faz muito sentido tomarmos a vacina quando nascemos e ainda somos pequenos, porque nessa idade a infecção pode ser mais perigosa e se tornar crônica.
Fonte
Conhecendo a Hepatite B e sua vacina por Minuto Vacina