Pular para o conteúdo

Fissura anal: Por que dói ao evacuar e como aliviar?


Olá! Tudo bem com você?
Hoje vamos ver por quê a fissura anal não dói durante a evacuação, mas sim depois. Para isso, temos o Dr. Marcelo Direction, coloproctologista, que vai nos explicar.
Muitas vezes os pacientes chegam ao consultório dizendo que não sentem dor durante a evacuação, mas alguns minutos depois começam a sentir uma dor que perdura por algumas horas. Isso acontece porque a fissura anal já machucou muitas vezes o mesmo local, e quando a pessoa vai ao banheiro, as fezes passam por essa região machucada, irritando o músculo anal chamado esfíncter interno.
Esse músculo reage com um quadro chamado de hipertonia, ou seja, fica travado e tenso. Na hora que a pessoa vai ao banheiro, essa musculatura irrita a fissura e esse espasmo dura um tempo longo, como se fosse uma câimbra. Isso explica porque a pessoa sente dor após a evacuação e muitas vezes relata que fica com dor até a hora de dormir.
Para melhorar esses sintomas, é importante melhorar o funcionamento do intestino, evitando fezes duras e diminuindo o esforço para evacuar. Além disso, é recomendado fazer banhos de assento com água morna, que relaxam o músculo anal e ajudam na cicatrização da fissura. Também é importante procurar atendimento médico, pois existem pomadas e até mesmo o Botox que podem ajudar na melhora dos sintomas e na cicatrização da fissura.
Fonte: Por que a fissura dói depois de evacuar? E o que fazer pra melhorar? por Dr. Marcelo Werneck