Pular para o conteúdo

Fissura Anal: Causas e Tratamentos Eficazes para o Problema.


Se você conhece alguém que tem dor para evacuar, já ouviu falar de fissura anal. Então, presta atenção nesse vídeo.
Pois é, disso que eu vou falar. Fissura não é a fissura anal, nada mais é do que um corte ou uma rachadura que aparece na borda do ânus durante a passagem das fezes, principalmente se estão mais endurecidas ou diarréicas. O estiramento da pele causa uma pequena lesão, por ser uma área com bastante nervação, essa lesão causa dor e às vezes sangramento. Nesse momento, temos o que chamamos de fissura anal aguda.
Essa dor que ocorre ao evacuar é um aumento involuntário da força de contração dos músculos que controlam o ânus, chamado esfíncter anal, o músculo do esfíncter ficando mais apertado. Tem duas consequências: prejudica a circulação de sangue, dificultando a cicatrização da ferida, e aumenta a sensação de dor ao evacuar, dificultando ainda mais esse processo.
Ou seja, inicia-se um ciclo composto pela fissura anal aguda, que leva a dor para evacuar, que faz com que o músculo esfíncter fique mais apertado e isso dificulta, por sua vez, a ação da fissura, causando mais dor. Quando esse ciclo dura mais de seis semanas, a ferida passa a ter cada vez mais dificuldade de cicatrização das suas bordas, que vão ficando mais endurecidas, configurando assim uma fissura anal crônica.
A fissura anal tem como principal sintoma a dor para evacuar, normalmente de forte intensidade, e que pode perdurar por algumas horas após evacuação. Além disso, tem mais duas características que eu acho importante destacar. A primeira é o sangramento de aspecto vermelho vivo, normalmente em pequena quantidade, na vaso ou no papel. A segunda é que você pode notar a presença de uma pele na borda anal, o chamado plicoma sentinela, ele sinaliza que a fissura já está lá há algum tempo.
O diagnóstico é feito pelo médico proctologista em consultório, com exame clínico. Podem ser necessários exames complementares para excluir outros diagnósticos. Em algumas situações, o tratamento deve sempre ser iniciado por medidas de correção do hábito intestinal, ou seja, o tratamento da constipação, aumento das fibras na dieta, melhora do consumo de líquido e prática regular de atividade física. Além disso, existem tratamentos medicamentosos e cirúrgicos para essa doença.
É importante lembrar que ter dor ou sangramento ao evacuar não é normal, existem diversas causas além das fissuras anais para essas queixas, que devem ser investigadas. Procure um médico cirurgião gastrointestinal, de preferência um coloproctologista. Esse é o objetivo do canal Doutor Ajuda Educação e Saúde, trazer informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor. O susto a gosto do canal Doutor ajuda!
Então, se inscreva no canal. Para se inscrever, você tem que entrar na página do canal Doutor Ajuda no YouTube e clicar em se inscrever, tá vendo esse Sininho aqui? Fique do lado! Clique nesse link e automaticamente você vai receber os vídeos toda semana. Se você gostou desse vídeo, assista outras vezes, comente, curta e compartilhe com seus amigos e família.
Fonte: FISSURA ANAL: O QUE É, CAUSAS E O QUE FAZER ? por DOUTOR AJUDA