Pular para o conteúdo

Fisioterapia em amputação: causas, tratamentos e reabilitação.


Olá pessoal, estou de volta ao canal e o tema de hoje é Paciente Amputado: Avaliação Fisioterapêutica.
Antes de entrarmos nesse assunto, vamos falar qual é o objetivo da avaliação nesse paciente. O objetivo da avaliação é definir, mensurar as capacidades e incapacidades durante a atividade simples e a mais complexa avaliação fisioterapêutica. Ela vai desde a anamnese até o exame físico do paciente. E do ponto de vista médico, consiste em uma entrevista realizada pelo setor de saúde, que busca relembrar todos os fatos que têm relação com a doença em um amputado, como o nome, a idade, o peso, a altura, a atividade profissional, a moradia, o grau de instrução, as doenças pregressas, o setor familiar, e o tom das suas atuais condições, entre outros.
Já vamos nos concentrar na avaliação do paciente. O ideal é dividir em duas partes, o físico geral e o físico do coto. Em geral, o fisioterapeuta deve avaliar a presença de arritmias, hipertensão, obesidade, o sistema cardiovascular dos pacientes, o sistema respiratório, o sistema muscular e deve verificar também a presença do membro fantasma. O que aumenta o fantasma é a aplicação não dolorosa do membro pintado que é, inicialmente, dolorosa somente no período imediatamente após a amputação. Gradativamente, é cimento, e a sensibilidade a sensação fantástica consiste na pressão, o formigamento e dormência.
Os amputados já a dor fantasma é aquela situação que prevalece o que é dolorosa do membro amputado. E a dor varia desde a dor aguda até a dor crônica pós-amputação, como cãibras, apertos e queimação. No físico do corpo, devemos avaliar o nível da contenção. Este nível de amputação vai determinar o sucesso durante a atualização. Por esse motivo, muitos o que disse são consultados para que eles determinem que nível de educação é o mais favorável para a subsequente protetização.
Após avaliar o nível da amputação, vamos avaliar a condição da pele, como temperatura e coloração. Vamos avaliar também a pressão arterial, números computados, vamos avaliar a sensibilidade hábito-esse movimento-a presença de deformidades e a presença de paralisia. Vamos avaliar também as possíveis lesões abertas, como está, fica assim avaliar o tônus muscular do corpo.
Fonte: AMPUTAÇÃO: O QUE É, CAUSAS E FISIOTERAPIA NO PACIENTE AMPUTADO por Fisio Mais