Pular para o conteúdo

Fibromialgia: Entenda o que é e como diagnosticar.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma condição de dor generalizada. A dor geralmente é difusa e pode ser migratória, migrando para várias partes do corpo. Além da dor, o paciente muitas vezes apresenta outros sintomas, como distúrbios do sono, distúrbios cognitivos (desatenção, alterações de memória), distúrbios intestinais, fadiga, sintomas de humor (ansiedade, depressão) também podem estar associados à doença.

Quando a gente fala assim, pode parecer uma coisa já conhecida, mas é importante entender um termo que parece a princípio um pouquinho chato: a dor é plástica. E por que é importante entender isso? Porque a fibromialgia é o principal exemplo de uma dor plástica. Isso significa que a dor não tem uma lesão propriamente dita, mas sim uma disfunção na forma em que se sente dor.

Impacto na população

A fibromialgia tem uma prevalência de aproximadamente 2 a 8% da população, sendo muito mais prevalente em mulheres (9 mulheres para cada homem), com idade média entre 30 a 60 anos. Pode acontecer em adolescentes e adultos mais jovens, bem como em idosos.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, baseado nos critérios da Academia Americana de Reumatologia. Prestamos atenção nos sintomas do paciente, na história que ele conta e em algum sinal de alarme que faça a gente pensar em expandir a investigação pensando também em outra doença. Não existe um exame de sangue marcador para fibromialgia.

É importante destacar que a fibromialgia não é mais um diagnóstico de exclusão. Podemos fazer o diagnóstico de fibromialgia independentemente de a pessoa ter outra doença.

Fonte
O que é Fibromialgia e Como Diagnosticar Fibromialgia por Regenerati – Dr. Willian RezendeliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-06-17T214757+0000endTimestamp2022-06-17T215502+0000}