Estudo indica que levedura presente na produção de cachaça pode prevenir asma
Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Federal de Minas Gerais descobriu que a levedura usada na produção da cachaça pode prevenir os sintomas da asma.
De acordo com os cientistas, essa levedura, presente também na fabricação de outros produtos alimentícios como cerveja e pão, é eficaz no tratamento dos sintomas da asma. A utilização de probióticos, como o saccharomyces cerevisiae, já é conhecida e de fácil acesso, sem efeitos colaterais aparentes.
O estudo observou que a utilização diária de uma dose exata desse probiótico pode prevenir os sintomas da asma. O teste foi realizado primeiramente em camundongos e agora será feito em humanos para comprovar a eficácia do probiótico.
Os cientistas ainda estão estudando se a ingestão diária do probiótico será feita via oral ou se será possível desenvolver algum outro produto alimentício com essa dosagem adequada.
Importância da pesquisa científica
A pesquisa científica é fundamental para o avanço da ciência e o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos para diversas doenças. No caso da asma, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a descoberta desse probiótico pode trazer esperança para quem sofre com os sintomas da doença.
- Universidade de São Paulo
- Universidade Federal de Minas Gerais
Fonte
Levedura usada na cachaça pode prevenir asma, aponta estudo | LIVE CNN por CNN Brasil