Pular para o conteúdo

Enxaqueca: causas, sintomas, tratamentos e prevenção. Aprenda com o Dr. Responde.

Se falou dor de cabeça são sinônimos eles decidiram a mesma coisa, a cefaléia pode ser primária como é o caso das enxaquecas, ou podem ser secundárias quando a dor de cabeça é um sintoma de alguma outra doença, como uma infecção, como a gripe, algo simples ou até como doenças mais graves como batidas na cabeça, tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, etc.

A dor de cabeça pode ter uma duração de algumas horas a 4-72 horas, uma dor que pode variar de moderada para forte intensidade, tende a ser mais em um lado da cabeça e pode aparecer com incômodo com a luz e com o barulho. Em alguns casos, pode ser precedida por algum fenômeno visto, alguma alteração na vista como pontos escuros, pontos luminosos.

A enxaqueca é diferente da cefaleia em salvas, é um tipo de dor que afeta unilateralmente, um lado exclusivamente da cabeça da região orbital, apresentando lacrimejamento, olhos vermelhos e ficar soterrado da pálpebra. É uma crise de mais curta duração de 45 minutos-1 hora e é uma das piores dores que o ser humano pode sentir.

Existem várias causas que podem desencadear uma crise, como a falta de sono, jejum prolongado, exercícios físicos, substâncias como o álcool, cigarro, a cafeína, sobrecarga emocional de preocupações excessivas, alterações do humor, etc. O diagnóstico é feito através do exame clínico dos sintomas da história clínica do paciente.

Não existe nenhum exame que comprove ou diagnostique a enxaqueca, e os exames são feitos para afastar outras doenças que podem estar relacionadas à dor de cabeça. O tratamento da enxaqueca precisa ser principalmente preventivo para evitar que as crises ocorram e pode ser também agudo, na hora da dor, para cortar a crise depois que ela apareça.

Existem algumas medidas não medicamentosas que podem ajudar, como várias formas de relaxamento, psicoterapia, exercícios físicos, etc. Quando existe um componente de contratura muscular, pode ser feita alguma coisa na região cervical também, como a fisioterapia.

Uma outra opção mais recente no tratamento da enxaqueca que foi aprovada nos Estados Unidos recentemente é o uso da toxina botulínica. São injeções que fazem o relaxamento muscular e é praticado em vários pontos na cabeça.

Fonte: Dr. Responde: tudo o que você precisa saber sobre enxaqueca por Hospital Israelita Albert Einstein