Uma das principais doenças que matam hoje tanto no Brasil quanto no mundo inteiro é o diabetes. Os médicos são responsáveis por inúmeras internações e amputações. Só para você ter ideia, no Brasil são mais de 14 milhões de brasileiros que possuem a doença. No mundo inteiro, são mais de 400 milhões de pessoas. É engraçado disso tudo é que muitas dessas pessoas não sabem que possuem diabetes e muitas delas são orientadas quanto à doença, porque são prédios médicos tendo ali as informações para a manutenção da sua saúde e não dão importância. Muitas vezes acabam tendo consequências muito desagradáveis.
Agora, se você é profissional da área da saúde, deve saber identificar quais são os sinais e sintomas de hiperglicemia e hipoglicemia para poder atender o seu paciente. Hoje, nesse vídeo, nós vamos falar rapidamente quais são os sinais e sintomas de hiperglicemia.
Então, veja: quando eu falo de diabetes, merece-seu, eu sei que é o aumento da glicose na minha corrente sanguínea, ou seja, a minha insulina não consegue carregar a minha glicose para dentro da célula. Então, a minha célula não gera energia. Eu posso ter hipoglicemia. Agora, quando eu tenho a manutenção da minha saúde, por exemplo, alimentação inadequada, alto nível de ingestão de carboidratos, por exemplo, eu posso ter a elevação da glicose e ter sinais de hiperglicemia.
Então, veja, quando chega um paciente na sua clínica, pronto-socorro, ponta tem pronto atendimento clínica médica cirúrgica e, independente da clínica, é imprescindível que você saiba identificar. Então, quando esse paciente já começa a apresentar hiperglicemia, ele já começa a ter uma dor de cabeça muito grande, a vista já começa a ficar completamente embaçada. Esse paciente tem dificuldade de concentração. Geralmente, são os primeiros sinais que você já observa. Quando você é fera glicemia, esses valores do tráfico as 1 a 180. O interessante disso tudo é que esse paciente começa a apresentar micção frequente. Ele apresenta grande quantidade de glicose na urina e também uma questão relacionada é a polidipsia, ou seja, aumento da sede e também, relativamente, como nós acabamos de falar em aumento da micção, esse paciente também tem um aumento da fadiga. Então, estes são os principais sinais e sintomas que identificamos em uma hiperglicemia.
Fonte: Hiperglicemia – Conceito, sinais e sintomas por Estação Enfermagem