Câncer de próstata: prevenção e rastreamento precoce
O câncer de próstata é uma doença maligna que está muito relacionada ao envelhecimento masculino. Cerca de 80 a 90% dos homens com 80 a 90 anos de idade apresentam câncer de próstata sem ter qualquer sintoma, o que sugere uma relação com o envelhecimento natural.
No entanto, quando a doença se manifesta em uma idade precoce, como nos casos de homens com 40, 50 e 60 anos, pode abreviar de forma importante a vida desses indivíduos.
O câncer de próstata é um mosaico de vários fatores, incluindo fatores genéticos, ambientais e hábitos de vida sedentários. Alguns desses fatores, como alimentação saudável, atividades físicas regulares e evitar o uso de tabaco e bebidas alcoólicas podem ser modificados para reduzir o risco.
O estresse e a privação de sono também podem levar o corpo a desequilíbrios crônicos de hormônios, como o cortisol, que podem desencadear doenças como diabetes e alterações cardiovasculares, além de estar relacionado ao câncer de próstata por meio da inflamação crônica.
Uma ferramenta importante para a prevenção é o rastreamento precoce, que consiste em identificar a doença em estágio inicial, quando ainda está localizada na glândula e tem uma chance elevada de cura. Todo homem a partir dos 50 anos de idade deve fazer o rastreamento, mas aqueles com histórico familiar ou homens negros devem iniciar aos 45 anos.
O rastreamento é simples, com uma coleta de exame de sangue conhecido como PSA e, em alguns casos, o exame de toque retal e outros exames de imagem podem ser necessários.
Compartilhe essas informações com amigos e familiares e juntos na batalha contra o câncer de próstata.
Prevenção
- Alimentação saudável
- Atividades físicas regulares
- Avoid uso de tabaco
- Avoid uso excessivo de bebidas alcoólicas
- Reduzir o estresse e a privação de sono
Rastreamento precoce
- Todo homem a partir dos 50 anos deve fazer o rastreamento
- Aqueles com histórico familiar ou homens negros devem iniciar aos 45 anos
- Rastreamento consiste em exame de sangue PSA e toque retal, em alguns casos outros exames de imagem podem ser necessários
Fonte
Câncer de próstata | Causas | Sintomas | Diagnóstico por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP