Pular para o conteúdo

Efeitos colaterais da radioterapia: o que você precisa saber.


Efeitos colaterais da radioterapia

Efeitos colaterais da radioterapia

É claro que existem efeitos colaterais. Todo tratamento, todo medicamento pode provocar algum efeito colateral. O efeito colateral é proporcional ao local que irá receber a radioterapia, também é proporcional à idade, proporcional à combinação com outros tratamentos que possam ser feitos de forma conjunta. E é impraticável falar de todos os efeitos colaterais.

  • Fadiga leve: pacientes às vezes se sentem um pouco mais cansados no dia a dia do que o habitual
  • Reações leves de pele e mucosas quando essas áreas são englobadas no tratamento

Porém, como eu falei, a possibilidade de efeito colateral diminuiu muito. Isso cabe ressaltar e ela é proporcional ao local onde é o local que será tratado. Algumas mensagens eu gostaria de transmitir, por exemplo, o paciente faz radioterapia tradicional, que vai todo dia ao setor de radioterapia, ele não carrega consigo nenhuma radiação residual. Entanto, ao chegar em casa, ele pode pegar seus filhos no colo, seus métodos o pólo sem nenhum receio, porque ele não mantém nenhuma radiação residual.

Outro temor e é isso essa pergunta muito frequentes são os danos à pele, queda de cabelo. Radioterapia hoje muito focal é muito precisa, o volume rateado diminuiu muito, de modo que esses efeitos colaterais ainda podem ocorrer, mas de forma muito reduzida ao que ocorria no passado recente. Queda de cabelo ela só ocorre quando o local que irá receber radioterapia fica próximo diária que tem cabelo. Então, por exemplo, quando vamos fazer uma radioterapia da luz do tumor cerebral, pode ocorrer uma queda na grande maioria das vezes temporária é de cabelo. Mas, diferentemente da quimioterapia que provoca a queda de cabelo quando a usar drogas que possam provocar esse tipo de 60 radioterapia só provoca queda quando a área que irá receber o tratamento fica próxima de áreas com purificação e na maioria das vezes essa queda temporária e reversível.

Importante para o público geral é tirarmos o derrubar alguns mitos existentes e que estão ligados muito a uma radioterapia mais antiquada, uma terapia do século passado. Como eu falei, a radioterapia evoluiu muito. As novas máquinas, os novos treinamentos dos profissionais permitem hoje diminuir de forma importantíssima a possibilidade de efeitos colaterais.

Fonte: Hcor | Conheça os efeitos colaterais da radioterapia por Hcor