Todos os pacientes que fazem a cirurgia bariátrica do tipo bypass pode apresentar a síndrome de dumping caso exagerem no consumo de algum alimento, como doces, por exemplo. Cerca de 10 minutos após esse exagero, eles começam a sentir uma sensação ruim, com aumento da frequência cardíaca, dores na barriga e diarreia. Cerca de uma hora e 45 minutos depois, podem apresentar sintomas de fraqueza, como na hipoglicemia. A ideia desse vídeo é explicar por que isso acontece e o que fazer para evitá-la.
Antes da cirurgia bariátrica, o trajeto normal do nosso alimento era da boca para o esôfago, passando pelo estômago, onde era digerido aos poucos, até chegar ao intestino delgado. Após a realização do bypass, o alimento vai diretamente do estômago para o início do intestino, praticamente não digerido. Isso causa uma cascata de hormônios no corpo, que resulta em sintomas como os mencionados.
Para evitar os sintomas da síndrome de dumping, recomenda-se que o paciente coma pequenas porções várias vezes por dia de alimentos que não tenham um índice glicêmico muito alto. Isso significa evitar carboidratos simples, como açúcar, massas, bolos e pães. O consumo de alimentos mais gordurosos também pode ajudar a evitar a síndrome.
Embora a síndrome de dumping não seja fatal, ela pode ser perigosa se o paciente tiver hipoglicemia grave, que pode exigir internamento. Por isso, é fundamental seguir as orientações médicas para evitar essa consequência da cirurgia bariátrica.
Fonte: Dumping e Hipoglicemia após bariátrica Bypass – o que é e como evitar por Dr. André Thá Nassif – Cirurgia Bariátrica