Pular para o conteúdo

Dor de cabeça: o que é cefaleia tensional? Saiba com o Dr. Saulo Nader.

Cefaleia do tipo tensional

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a cefaleia do tipo tensional, que é a dor de cabeça mais comum. Estima-se que em torno de 70-90% dos brasileiros vão experienciar episódios/crises de dores de cabeça do tipo tensional ao longo da sua vida, sendo muito mais comum que a enxaqueca.

Essa dor de cabeça normalmente acontece nos dois lados da cabeça, com uma pressão contínua, um peso, um aperto na cabeça. Não costuma ser muito forte, de 0 a 10 uma nota em torno de 6-8, às vezes um pouco mais forte. Ela não tem relação nenhuma com a atividade física, ou seja, se a pessoa tiver com a dor e subir um lance de escadas ou se movimentar, ela não muda, não agudiza. Normalmente não tem vômito nem tontura quando está com ela e a pessoa não tem como qualidade ou com sons altos enquanto está com ela. Logicamente essas características não são absolutas, é mais ou menos o jeitão da dor que estou passando pra vocês, mas outra pessoa pode ter um pouquinho diferente disso que estou falando e ainda assim ser uma cefaleia do tipo tensional. Por isso, obviamente, com uma dor de cabeça, a necessidade do médico neurologista e especialista da área para estar diferenciando exatamente o tipo de dor de cabeça que a pessoa tem para o tratamento adequado.

Fatores que levam às crises de cefaleia do tipo tensional

  • Sono ruim
  • Descontrole hormonal
  • Estresse
  • Cheiros fortes e irritativos
  • Alimentação irregular
  • Bebidas e drogas

Essa dor de cabeça é como se fosse um sinal de alarme do cérebro, um alerta para a gente quando esse sinal dispara. Usualmente, quer dizer que algo não está bem, alguma coisa está tirando o nosso corpo de equilíbrio, quer seja físico, quer seja emocional. É uma dor de cabeça que tem uma estreita relação com a qualidade de vida que a gente leva.

Quais são os fatores que disparam o alarme da gente em quem tem a doença cefaleia do tipo tensional?

  • Sono ruim
  • Descontrole hormonal
  • Estresse
  • Cheiros fortes e irritativos
  • Alimentação irregular
  • Bebidas e drogas

Como a gente pode perceber, é uma dor de cabeça na qual o tratamento, além de remédio que o seu médico vai indicar, também tem que ser trabalhado a questão da qualidade de vida. A gente tem que identificar muito bem os fatores que estão por trás das suas crises de dor de cabeça para interferir diretamente neles e evitar esses fatores. Então, se você tem uma dor de cabeça que te incomoda, procure um neurologista. Vale a pena dar uma atenção para o correto diagnóstico, uma medicação se for necessária e também para fazer todo esse planejamento é sobre a qualidade de vida para mudar os hábitos e ter uma vida mais tranquila, mais relaxada com mais qualidade que é o que importa.

Acho que é isso, semana que vem a gente traz mais um vídeo para vocês das nossas especialidades.

Fonte
Como é a dor de cabeça mais comum? Conheça a Cefaléia do Tipo Tensional com Dr Saulo Nader. por Neurologia e Psiquiatria