Pular para o conteúdo

Dipirona: Conheça Tudo Sobre este Medicamento e a Proibição nos EUA.


Olá gente tudo bem? Eu sou o Dr. Oliver Hudson, médico ortopedista. No vídeo de hoje eu vou falar tudo sobre a Dipirona e por que ela foi proibida em alguns países.
A Dipirona é um dos medicamentos mais utilizados aqui no Brasil e em outros locais do mundo. Entretanto, em alguns países, como nos Estados Unidos, a Dipirona foi proibida. Ela é também conhecida pelos nomes comerciais como Novalgina, Anador e Lisador, e serve como analgésico e antitérmico, ou seja, ela serve para controlar e baixar a temperatura corporal.
A Dipirona tem também um efeito anti-inflamatório e anti-espasmódico, mas não é forte assim. É um medicamento sintomático e não serve para tratar ou curar nenhum tipo de doença. Ela pode ser utilizada desde quadros infecciosos até enxaqueca, dores relacionadas a artrose, artrite e dores musculares.
As indicações sintomáticas são muitas, inclusive se você já tomou a Dipirona para algum outro problema além desses que eu falei, escreva aqui embaixo nos comentários. De uma forma geral, a Dipirona é um medicamento barato, eficaz e de baixo risco. A sua comercialização é livre nas farmácias, sem necessidade de receita médica. Ela possui apresentação em comprimidos, gotas intramuscular e endovenosa.
A dose usual da Dipirona é de 500mg para controle da febre e de 1 a 2 gramas para controle da dor, sendo utilizada com intervalo de 6 em 6 horas, preferencialmente com a dose máxima de 1 grama. E isso vale para todas essas apresentações. A formulação em gotas é usada na dose de uma gota por quilo de peso corporal até 40 gotas, também de 6 em 6 horas. O tempo de efeito é em torno de 30 a 60 minutos após a administração, e ela permanece no organismo de 4 a 6 horas.
No começo do vídeo, eu falei sobre a proibição dela em alguns países e se você já viajou para fora, principalmente para os Estados Unidos, e precisou desse remédio, deve ter tido muita dificuldade para encontrá-lo. Isso porque anos atrás foram encontrados raros casos de agranulocitose, que é uma doença rara onde ocorre a queda no número de células de defesa e da medula óssea. Como se trata de um efeito colateral raro, ela não foi descontinuada em países como o Brasil, por via das dúvidas e por uma questão de segurança.
Este medicamento deve ser evitado em gestantes, mulheres amamentando e crianças com menos de três meses ou menos de cinco quilos. Outros riscos e efeitos colaterais do uso da Dipirona incluem alergia e hipotensão. Por se tratar de um medicamento muito utilizado, eventualmente algumas pessoas acabam tendo alergia. E a hipotensão pode ser referida pelos isolados de Dipirona, mas é mais comum em medicações com associação, como Lisador, que tem alguns compostos que causam sensação de sonolência e fraqueza. Esse sintoma é tão frequente em Lisador que agora possui uma formulação isolada que se chama Alisador.
De importante reforçar que a hipotensão não é a mesma coisa que alergia. A alergia é quando a gente pode observar sintomas como vermelhidão na pele, inchaço nos olhos, coceira pelo corpo e casos mais graves onde ocorre o edema na garganta que podem levar à dificuldade na respiração.
A Dipirona pode ser utilizada na forma isolada ou associada com outro medicamento sem dores mais fortes. Para aquelas pessoas que apresentem alguma indicação que os itens anteriormente apresentou. Em relação a efeitos colaterais, é fundamental que não tentem tratar em casa, devendo procurar quanto antes o atendimento médico-hospitalar.
De uma forma geral, a Dipirona é um medicamento que é bastante utilizado no dia a dia para os meus pacientes, seja na forma isolada ou combinado com outros medicamentos. Ela serve tanto para dores crônicas quanto para dores agudas. A utilização de Dipirona de forma combinada otimiza o efeito analgésico, e outros medicamentos necessitam de doses mais baixas e possui menos efeitos colaterais nocivos que anti-inflamatórios, principalmente no uso crônico.
Eu concluo este vídeo fazendo uma ressalva importante, mas antes eu gostaria de convidar você para se inscrever no meu canal e compartilhar com outras pessoas caso tenham gostado do conteúdo. A advertência a ser reforçada é que a Dipirona é uma medicação que trata os sintomas, não a doença. Então, se você tem sintomas e não sabe a causa, é fundamental que procure um médico para ter o diagnóstico e tratamento mais adequado do seu problema.
Um grande abraço, e se você precisar de uma consulta, eu deixo na descrição do vídeo meus contatos para agendamento. Até logo!
Fonte: DIPIRONA (Lisador, Novalgina): TUDO SOBRE e porque foi PROIBIDA nos EUA. por Dr. Oliver Ulson Ortopedista