Pular para o conteúdo

Dieta para Nefropata: Alimentação para Insuficiência Renal


Olá, você sabia que a nutrição tem papel fundamental no controle e tratamento da insuficiência renal? Uma alimentação adequada pode ajudar a evitar a piora da doença. Por isso, preste atenção neste vídeo, pois é disto que vou falar: dieta para pessoas com nefropatias.
Nem todos sabem, mas os rins têm como principais funções controlar a quantidade de água e sais do corpo e também auxiliar como um filtro de outras substâncias que ficam no sangue. Assim, se você tem excesso de líquido ou está com muito sal no sangue, o rim irá tirar o excesso de líquido e de sal do sangue, sendo eliminados pela urina.
As pessoas com insuficiência renal têm uma redução lenta e progressiva da função renal, ou seja, desse mecanismo. O resultado é um acúmulo desses sais, líquido e outros resíduos no sangue. Uma das funções que fica prejudicada é a absorção dos nutrientes. Por isso, uma alimentação adequada é capaz de retardar a progressão da doença.
Entendido isso, há quatro pontos importantes na alimentação que acho que você deve ter cuidado. São eles:
1. Proteínas – Um dos principais nutrientes que esse paciente deve ter cuidado é com a proteína. Uma dieta com menor quantidade de proteínas é eficiente para proteger a função que o rim ainda possui e melhorar a pressão arterial. Pode reduzir também os sintomas urêmicos como vômito, diarreia, insônia, irritabilidade, náuseas e desnutrição que aparecem quando a função renal já está muito baixa. Lembre-se que tanto as proteínas de origem animal como carne, frango, peixe, quanto as de origem vegetal, como feijões, lentilhas, soja, são importantes e podem fazer parte da alimentação desse paciente. De uma maneira geral, o recomendado é reduzir as quantidades de todas as proteínas, mas isso varia de pessoa para pessoa. Por isso, é extremamente importante seguir a recomendação individualizada para o seu caso.
2. Carboidratos e gorduras – Os carboidratos são super importantes para dar energia ao nosso organismo. Sempre prefiro aqueles de melhor qualidade, como mandioca, arroz, mandioquinha, batata, e torno aqueles dos alimentos ultraprocessados, como as bolachinhas, biscoitos, batata de pacote, salgadinho, macarrão instantâneo, o bolo de pacote. O mesmo vale para as gorduras. Pois esses pacientes tendem a ter alteração no perfil lipídico, assim, você deve evitar as gorduras chamadas de saturadas, como carnes mais gordas, por exemplo, costela, bisteca, pele do frango, e prefiro as mais magras, frango sem pele, peixe, feijão, grão-de-bico.
3. Sódio – Outro nutriente importante é o sódio. A doença causa uma retenção de sódio e líquido no organismo, e por isso deve ser consumido com moderação. Para pacientes com insuficiência renal, é recomendada a ingestão de 2 a 3g ao dia, o que equivale a menos de uma colher de chá de sal por dia. Isso varia de paciente para paciente, por isso converse com seu médico para saber a quantidade ideal para você.
4. Potássio – Dependendo do grau em que a doença se encontra, é possível ter hiperpotassemia, que é um acúmulo de potássio no sangue. Sendo este mais um nutriente a ter cuidado. Caso seja o caso, diminua a quantidade de frutas no dia. Outra dica é cozinhar os vegetais, como berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, brócolis, antes de consumi-los. É só fervê-los em boa quantidade de água, desprezar essa água e acrescentar outra para terminar o preparo.
Quero destacar ainda que este paciente possui uma tendência a ficar desnutrido. Portanto, muitas vezes, uma dieta mais calórica é melhor. O ideal é incluir alimentos com boa quantidade de calorias, como mandioca, farinha de mandioca, azeite, e a ingestão de líquidos. Os líquidos só precisam ser restritos quando a doença está mais avançada. Em um primeiro momento, de maneira geral, não é necessário.
O tratamento da insuficiência renal não é fácil e deve ser orientado pelo seu médico, junto com uma equipe multidisciplinar. No caso da alimentação, o nutricionista tem papel muito importante para ajustar a ingestão de todos os nutrientes à sua necessidade. Este é o objetivo do canal Doutor Ajuda a Educação e Saúde, trazer informações sobre saúde e bem-estar confiáveis para vocês.
Fonte: DIETA PARA INSUFICIÊNCIA RENAL (NEFROPATA) por DOUTOR AJUDA