Quem sabe aquela sensação de queimação, aquela azia depois de se alimentar é uma sensação muito ruim, não é mesmo? Foi porque alimentação pode te ajudar muito no alívio de sintomas. Então, preste atenção nesse vídeo! Pois é disso que eu vou falar: vamos controlar a gastrite ou refluxo com alimentação.
Antes de falar dos cuidados com a alimentação, eu acho importante explicar um pouco sobre o que é gastrite e o que é refluxo gastroesofágico. A gastrite é uma das doenças do sistema digestivo mais comum. Ela é causada por uma inflamação, uma irritação no estômago. Suas principais causas são consumo de álcool, uso prolongado de alguns anti-inflamatórios, pode ser desenvolvida após algumas cirurgias, estresse, infecção e algumas doenças auto-imunes. Os sintomas mais comuns são: dor na barriga, indigestão, distensão abdominal, náuseas e vômitos. O refluxo é outra doença e é caracterizada pelo retorno do conteúdo do estômago, ou seja, o alimento digerido volta com acidez estomacal. E provoca aquela sensação de queimação e azia.
Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são sobrepeso e obesidade, alimentação rica em gordura, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Para essas duas doenças, o primeiro tratamento é o clínico, que engloba medicamentos e mudanças no estilo de vida. Para esse último, alimentação tem um papel fundamental. Sabendo disso, tem seis orientações que querem destacar para te ajudar no controle dessas doenças:
– Diminua o consumo de gorduras, como as frituras ou alimentos industrializados
– Prefira os alimentos mais naturais e aumente o consumo de fibras, porque ajuda a soltar o intestino, já que a constipação pode piorar os sintomas
– Aumente a frequência das refeições e diminua o volume. Faça de 5 a 6 refeições ao dia. Ficar muito tempo em jejum ou excesso de alimentação podem te prejudicar
– Mastigue bem os alimentos. Assim, você diminui o trabalho que o estômago e todo o sistema têm que fazer para digestão
– Evite beber líquidos durante as refeições, mas não se esqueça de se manter bem hidratado, bebendo água entre as refeições
– Evite alguns alimentos como chocolate, álcool, excesso de café, alimentos ácidos, como frutas cítricas e produtos à base de tomate e bebidas gaseificadas. Eles são estimulantes gástricos. Evite também os condimentos, como pimenta, mostarda, vinagre, alimentos ricos em enxofre, como a cebola, repolho, brócolis, pimentão, e alimentos e bebidas em temperaturas altas, com o chá e chimarrão.
Não deite logo após a refeição. É melhor esperar duas ou três horas para evitar o refluxo. Além disso tudo, a redução de peso é importante para o tratamento. A prática de exercícios físicos auxilia muito nisso, além de ajudar a reduzir o estresse, que também é um fator que contribui para o desenvolvimento dessas doenças.
Esse objetivo do canal Doutor Ajuda a Educação e Saúde trazer informações sobre saúde e bem-estar confiáveis para vocês.
Fonte: DIETA PARA GASTRITE E REFLUXO por DOUTOR AJUDA