Hipertensão Arterial Sistêmica
Uma das doenças crônicas mais presentes hoje na população mundial é a hipertensão arterial sistêmica. Estima-se que mais de 20% da população mundial possui a pressão alta.
Como acontece a hipertensão arterial?
Quando eu tenho um grande volume de sangue e uma grande pressão passando por dentro das artérias, chegando ao músculo cardíaco, isso vai fazer com que ele trabalhe mais e aumente a pressão. Então, ele vai jogar mais sangue, mais pressão, através dos vasos sanguíneos e isso, consequentemente, vai aumentar a minha pressão arterial.
Vários fatores de riscos são relacionados à pressão arterial, então, por exemplo, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, stress e um dos principais indicativos é o aumento do consumo do sódio do sal. O sangue fica mais denso e isso faz com que a pressão arterial aumente. É imprescindível que você, profissional da saúde, saiba identificar quais são os valores pré-sônicos, tanto para a pressão normal como para a pressão alta.
Valores de referência
- Para pacientes sem doença de base relacionada: pressão normal de 12 por 8 ou 120 por 80 milímetros de mercúrio. Quando passa de 14 por 9 ou 140 por 90 milímetros de mercúrio este paciente já está hipertenso.
- Para pacientes com doença de base relacionada: essa pressão arterial varia, então, por exemplo, um paciente com problema renal pode ter uma pressão normal de 13 por 9, 13 por 8 ou 14 por 9, dependendo do grau da sua doença.
O cardiologista avaliará através dos medicamentos que esse paciente faz uso. Agora, se esse paciente estiver com mais de 15 por 11, 16 por 12, 18 por 11, ele já está hipertenso e precisa ser acionado o serviço de emergência ou serviço médico o mais rápido possível.
Sintomas da hipertensão arterial
Mesmo que a doença seja silenciosa, ou seja, ela não apresenta sintomas, existem alguns sintomas que você pode identificar, por exemplo, cefaléia, dor no peito e principalmente dor na nuca, que é indicativo de hipertensão arterial.
É imprescindível que você aferma os sinais vitais pelo menos de seis em seis horas e também administre os medicamentos relacionados à pressão arterial. Se acontecer algum problema com esse paciente aumentando a pressão, chame imediatamente o seu enfermeiro ou serviço médico.
Fonte
Dicas para a Enfermagem – Hipertensão Arterial Sistêmica por Estação Enfermagem