Pular para o conteúdo

Dicas para apresentar trabalhos acadêmicos de forma impactante: Seminários e TCC.


Como lidar com a timidez ao apresentar trabalhos na faculdade?

Sítio Nery – Canal de Direito

Bem-vindos ao Canal de Direito Maior do Mundo! Há algumas semanas eu tenho um desafio de 365 dias no Instagram que me desafiou – foi o meu amigo Gerson Aragão no Método de Aprovação e o desafio consiste em ficar um ano inteiro respondendo perguntas enviadas pelos seguidores nas minhas histórias, todo diretório.

E respondendo perguntas que você ainda não viu, sua dúvida? Aproveite e mande! Como eu tenho recebido muitos questionamentos interessantes, decidi transformar alguns deles em vídeos. Hoje vou escolher uma dessas indagações que já foi enviada por vários seguidores e é a seguinte: como lidar com a timidez? Minha dificuldade em se expressar especialmente na hora de apresentar trabalhos na faculdade.

Vou contar o que eu fazia – se você acha que faz sentido pra você, depois me conte. Quando eu tinha que explicar um assunto na frente da turma, eu sempre me preparava antes e de que forma eu fazia isso? Eu pegava o conteúdo que teria que ser apresentado e elaborava tópicos, aí eu sabia que teria que seguir essa ordem de tópicos para explicar. Depois de definir os tópicos, eu ensaiava a apresentação sozinha e item por item, explicando pra mim mesma em voz alta, na mesma forma como eu pretendia fazer no dia. Em algum momento eu me embolava para explicar, aí eu parava e dava uma lida de novo no conteúdo para ver se tinha entendido bem. Porque tópicos? Porque não levava um texto? O motivo é que quando você tem um texto na sua frente existe a tentação de querer ler, e não existe nada mais chato do que eu ir ficar lendo na frente da turma. É muito melhor quando a pessoa explica o conteúdo com as suas próprias palavras mesmo que saia um pouco do que alguém que fica lendo.

Perguntar pode fazer isso, ai dá para usar o PowerPoint. No meu ponto de vista, da, mas você não pode encher o slide de texto! O usuário deve ser utilizado apenas para situar sobre o assunto que está sendo tratado. O ideal é que no slide você coloque apenas tópicos, de preferência curtos e poucas linhas. Aqui vale a ressalva que eu fiz agora há pouco. Se você coloca um monte de texto no PowerPoint, vai se tornar cansativo para quem está assistindo. É melhor escrever pouco no slide e deixar precisificar o assunto com as suas palavras.

Outro ponto que atrapalha na hora da explicação é o nervosismo. Quase todo mundo fica um pouquinho em uso quando está à frente da turma. Eu também ficava! Minha dica é: quando está chegando a sua hora de lá na frente, começa a prestar atenção na sua respiração. Lembre de respirar fundo, prender a respiração por alguns segundos e soltar. Isso ajuda a acalmar. Essa dica também sabe se você fica nem vou fazer uma prova? Preste atenção na respiração e respire fundo, prenda a respiração por alguns segundos e solte. Parece uma bobagem, mas faz bastante diferença.

E você, o que acha disso tudo? Gosta de apresentar trabalhos? Tem alguma dica para os colegas? Escreva um comentário me contando! Curta a explicação e encaminhe o vídeo para alguém que também está estudando e não quer perder quando os próximos vídeos foram ao ar.

Não esqueça de ativar a notificação porque só com um sininho é que o YouTube te avisa quando tem vídeo novo. Começo no início do vídeo, estou no Instagram, e durante 365 dias eu tenho que responder perguntas nas minhas histórias. Se você não deixe a sua pergunta por ali, aproveite, é sempre uma alegria estar aqui com vocês. E até o próximo vídeo!

Eu gostaria de dedicar o vídeo de hoje a todos os professores do Brasil que fizeram doutorado em PowerPoint e enchem o slide de texto, e você precisa botar o óculos para conseguir ler tudo. Se você chegou até aqui, deixe seu comentário com a hashtag PowerPoint o duro é conseguir ficar acordado numa alma dessas.

Fonte: Como apresentar TRABALHOS da faculdade – Dicas práticas para ARRASAR nos Seminários e TCC por Me Julga – Cíntia Brunelli