Alimentação e Dengue
Várias cidades da nossa região enfrentaram epidemias de dengue este ano. Só em Ribeirão foram registrados mais de 12 mil casos da doença. Quando uma pessoa é diagnosticada com dengue, ela recebe orientações médicas de repousar e também a ingestão de bastante líquido. Mas a alimentação pode ser normal? Os especialistas alertam que não.
Associação Brasileira de Nutrição as Brancas fez uma lista com vários itens que não devem ser consumidos. Batata, maçã, cebola, tomate e tangerina estão entre eles. Até algumas frutas e legumes devem ficar de fora da mesa de quem está doente. Algumas podem até piorar os efeitos da dengue no organismo. Qualquer a nutricionista recomenda esses alimentos para uma pessoa saudável, mas quem está com sintomas da dengue hoje eu tenho um diagnóstico confirmado que deve repensar o cardápio.
Alimentos que devem ser evitados:
- Batata
- Maçã
- Cebola
- Tomate
- Tangerina
- Ameixa
- Melão
- Morango
- Nozes
- Uvas passas
- Pepino
- Pêssego
- Pimenta
- Uva
Esses alimentos possuem componentes que podem potencializar o vírus da dengue e, como consequência, piorar a condição da pessoa diagnosticada com a doença. A lista tem 18 alimentos, a maioria frutas e legumes, além daqueles que já mostramos antes da reportagem.
Alho, cebola e gengibre não possuem salicílico, mas são alimentos de ação antitrombótica. O efeito é o mesmo e inibem a formação do trombo, que é coágulo em última análise. Então, também pode estar relacionada à diminuição da formação da coagulação e para quem tem plaquetas baixas também pode estar tem um efeito nocivo.
A nutricionista orienta que quem descobrir a doença, além de não comer esses alimentos, precisa beber muita água de três a cinco litros ao dia e da transferência a comidas leves hortaliças. Principalmente as de Folhas Verdes escuras, os cortes magros de carne vermelho e as brancas têm pele. As frutas e sucos moderadamente diluído para ajudar na hidratação, dando preferência para suco de laranja, acerola, abacaxi ou Caju que tem vitamina são ricos em vitamina C e repouso.
Dona Magali teve dengue no ano passado e disse que não recebeu nenhuma informação sobre o que deveria comer, alguma coisa específica no caso. Isso te faz mal você comer por causa da dengue. Agora ela sabe que a batata, um dos alimentos que mais consumiu quando estava doente, deveria ter sido evitada. “Jamais teria comido, jamais, jamais. Agora vou até recomendar às pessoas”.
E aí, uma outra curiosidade: muitas propagandas do remédio vem com aquele recado: em caso de suspeita de dengue, este medicamento é contraindicado. O motivo é o mesmo: esses remédio que contém as substâncias encontradas nesses alimentos que a gente viu na reportagem.
Fonte
Pessoas diagnosticadas com dengue devem mudar alimentação por Canal FMRP