Pular para o conteúdo

Diagnóstico do Refluxo: Exames Essenciais para Identificar o Problema


Doença do Refluxo

Doença do Refluxo

Os pacientes questionam ao médico especialista o gastroenterologista cirurgião digestivo quando tem um quadro suspeito de doença do refluxo.

Se os seus sintomas definir que eles têm refluxo esse pelos sintomas o médico pode já definir qual é o tratamento do paciente em um número razoável de situações. Se os sintomas não são definitivos de doença do refluxo muitas vezes nós precisamos lançar mão e dizemos complementares como a endoscopia digestiva que vai nos informar se o paciente tem por exemplo a complicação mais frequente da doença do refluxo que a presença da esofagite péptica que pode ir de grau a grau B piorando então em termos de gravidade. Se tem presença de hérnia hiatal que nós sabemos que é uma das principais causas da doença do refluxo.

E outras vezes dependendo da sintomatologia do paciente pacientes que têm por exemplo dificuldade para engolir o alimento nós temos que agregar a esse armamentar o diagnóstico uma manometria esofágica que vai nos mostrar como está o funcionamento do esôfago e como está a pressão do esfíncter do esôfago inferior que aquela válvula que impede que ocorra o refluxo. Muitas vezes mesmos com esses dois exames não fica claro ainda a causa do problema e nós precisamos lançar mão de um terceiro exame que a medição do PH dentro do esôfago o exame chamado de PH metria esofágica de 24 horas que existe mais de um tipo. Nós temos a ph-meter convencional que mede principalmente o refluxo ácido e nós temos a PH em pedaço eu queria que mede também o refluxo não ácido que costuma acontecer com muita frequência aqueles pacientes que têm sintomas que a gente chama de extra esofágicos sintomas respiratórios de via respiratória alta ou baixa associados ao refluxo.

Quando o paciente com refluxo vim para ser investigado hoje nós temos realmente muitas opções diagnósticos o que faz com que a gente consiga ter uma certeza quase absoluta duas pacientes que têm ou não tem refluxo. E com isso a gente consegue determinar com muito mais exatidão qual o melhor tratamento seja ele medicamentoso ou seja ele cirúrgico.

Conclusão

Em resumo, a doença do refluxo pode ser diagnosticada através de diversos exames complementares, como a endoscopia digestiva, a manometria esofágica e a PH metria esofágica de 24 horas. Com esses exames, é possível determinar com mais exatidão qual o melhor tratamento para o paciente.

Fonte: Exames para diagnóstico do refluxo por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo