Bem-vindos ao Canal Minuto
Hoje vamos falar sobre o câncer de estômago, um câncer relativamente frequente, porém muitas vezes esquecido nas campanhas de conscientização.
Estatísticas
O câncer de estômago é o terceiro mais frequente entre os homens no Brasil e o quinto entre as mulheres. Estima-se que, somente esse ano, ocorrerão cerca de 20 mil novos casos.
Causas
- Componente genético: pessoas com histórico de câncer na família têm maior tendência a desenvolver câncer de estômago.
- Alimentação: alimentos embutidos, enlatados, defumados e peixe cru são alguns dos fatores relacionados.
- Tabagismo e consumo excessivo de bebida alcoólica.
- Causas mais raras: anemia infecciosa e algumas síndromes genéticas.
Sintomas
Infelizmente, os sintomas do câncer de estômago se confundem muito com os sintomas de outras doenças comuns, como gastrite e úlcera. Os sintomas clássicos incluem:
- Dor na região do estômago
- Sensação de peso
- Perda de apetite
- Sensação de plenitude precoce
Se você sentir qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um médico especialista.
Diagnóstico
O exame complementar que dá o diagnóstico do câncer de estômago é a endoscopia digestiva alta. É um exame simples e eficaz, onde uma câmera de vídeo é inserida no estômago para observar possíveis alterações e realizar biópsias.
Prevenção
Para prevenir o câncer de estômago, é importante ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação rica em frutas e verduras, evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica e o tabagismo, além de praticar exercícios físicos regularmente.
Esperamos que tenham gostado das informações sobre o câncer de estômago. Não se esqueçam de se inscreverem no nosso canal para receber mais dicas e informações de saúde.
Fonte
Câncer de Estômago – Oncologia por Minuto com Dr. Jorge Lyra