E agora vamos falar sobre outro problema que, desta vez, atinge os animais. Você sabia que eles podem vir a ter hemorróidas da mesma maneira que os seres humanos? É sobre este assunto que o doutor Silvio fala no Espaço Pet de hoje.
Acompanhando a conversa, fica claro que os animais em si podem ter essa situação de hemorróidas porque a hemorróida, de forma geral, nada mais é do que uma inflamação em um vaso que foi dilatado na parede retal. Então, isso pode acontecer com animais e seres humanos.
Essa inflamação no vaso anal pode causar muita dor e desconforto, dificuldade na defecação e, em alguns momentos, as fezes podem vir com raios de sangue. Isso às vezes até confunde um pouco o veterinário, mas somente com uma análise mais profunda é possível identificar esse problema.
Um telespectador de uma cidade operária enviou uma pergunta ao doutor Silva, já que ele notou que seu cão está com algo diferente e pergunta quando é possível perceber que o animal está com hemorróidas. A primeira situação é quando o animal está sintindo muita dor e a parede retal está ampla. Nessas situações, as fezes saem com rajadas de sangue, e nesse momento é preciso levá-lo imediatamente a um veterinário para avaliar melhor a situação.
Existem alguns tratamentos que o veterinário pode fazer, como cauterização no local ou lubrificação com óleos para aliviar o desconforto. Além disso, a alimentação rica em fibras é importante para evitar o problema e auxiliar no tratamento. O cão precisa caminhar e beber muita água para facilitar a saída das fezes.
Quando o animal defeca com sangue é importante fazer a higiene do local com água oxigenada ou antisséptico e levar o animal ao veterinário para avaliar melhor a situação e indicar os melhores medicamentos e curativos.
Por fim, é importante lembrar que a movimentação é muito importante para a saúde do animal. Ele precisa caminhar e beber muita água para evitar problemas de saúde. Além disso, não é recomendado o uso de produtos químicos como xampus e sabonetes nessa região sensível e irritada.
Se você ainda tiver dúvidas, pode conversar com o doutor Silvio ligando para os números que estão aparecendo na tela. Ele terá prazer em responder suas perguntas.
Fonte: HEMORRÓIDAS EM CÃES 19 02 13 por Programa Referencial