Você acha que tem dois senso comuns que se fala sobre a maconha: que é a perda de memória e que pode desenvolver esquizofrenia. Isso é um senso comum clichê, tem algum valor nisso é mentiroso?
Qual o teu ponto sobre isso sobre a questão da memória? CBD não afeta a memória, a cannabis não afeta a memória, então, muito pelo contrário, por ele ter essa questão de estimular neurogênese, né, de ter um efeito neuroprotetor, ele faz com que as sinapses, né, que são os processos mentais que acontecem no nosso cérebro, fiquem mais avançados ainda. Então, ele melhora a memória, ele dá um Boost na memória muito grande, né. É um senso comum porque pessoas que usam muito THC elas ficam muito chapadas, né, então a gente fica com aquele estigma de que maconheiro é preguiçoso, de que maconheiro não liga para nada, enfim, mas porque o uso em doses muito altas, o THC realmente faz com que a pessoa fique um pouco mais letárgica porque ela tá chapada, né, mas a cannabis em si, a planta, o CBD, os outros fitocanabinoides ou até os terpenos baixos, não.
Agora, a questão de reduzir uma psicose, uma esquizofrenia, o que acontece é que a maconha ela não causa esquizofrenia, né, a pessoa que tem esquizofrenia ela tem uma propensão pessoal e familiar para o desenvolvimento e se realmente ela tiver essa propensão e usar a cannabis principalmente com altos níveis de THC numa idade muito baixa antes dos 21 anos, ela pode estar mais propensa a ter um surto psicótico ou até abrir um quadro de esquizofrenia, né. Então, por isso que eu recomendo que pessoas abaixo de 21 anos não consumam cannabis, né. Eu acho que é muito ilusório a gente achar que isso não vai acontecer, mas o ideal é isso, né, a gente não consumir THC em doses altas antes dos 21 anos porque até os 21 anos o nosso cérebro ainda tá se formando, então nosso córtex pré-frontal, que é a área antes de decisão, onde a gente toma decisão, onde a gente pensa onde tem aquilo que a gente é, a pessoa que a gente é. O córtex pré-frontal, essa área se forma e termina a formação só aos 21 anos de idade. Então, se a gente usa qualquer substância que altere um pouquinho essa formação, altera um pouquinho os processos, isso pode ser prejudicial, né, então qualquer droga utilizada antes dos 21 anos acaba prejudicando sim o desenvolvimento neurocognitivo, né. Então, a pessoa tem que ter já um dispositivo para ser ativado, não é o uso da maconha de forma geral que vai ativar isso.
Exatamente, isso mesmo. E na maioria das vezes, assim, a maioria dos estudos que mostrou surtos psicóticos relacionados ao uso de cannabis mostrou surtos psicóticos assim, então só a crise psicótica e depois a pessoa retomava e não que ela ia desenvolver de fato a esquizofrenia, uma outra psicose, né. Então, para você realmente ter uma esquizofrenia, você tem que ter a questão genética, a questão comportamental e algum estímulo que deflagra isso.
Fonte: A MACONHA CAUSA PERDA DA MEMÓRIA? | À Deriva Podcast por À Deriva [OFICIAL]