O que é intoxicação alimentar
Intoxicação alimentar é aquilo que nós conhecemos como Jeca gastroenterocolite aguda é um quadro clínico relacionado a ingesta de água ou de alimentos contaminados por toxinas, parasitas, vírus ou bactérias.
Quais são os sintomas
Os sintomas associados com este diagnóstico de Jeca variam desde um quadro de dor abdominal, náuseas, diarreia, vômitos, podendo acontecer em casos mais graves febre, desidratação e até presença de sangue nas fezes.
Quanto tempo dura
O tempo de duração desses sintomas vai variar da agressão e da defesa do organismo do paciente, então você pode ter manifestações que durem 1 a 2 dias até quadros de 7 a 10 dias. Depende muito do agente agressor e quais são as causas.
Quais são as causas
Esse quadro acontece devido a ingesta de água ou de alimentos contaminados. Esses alimentos como eu já falei, eles podem ser contaminados pelas toxinas ou pelo vírus, pela bactéria ou pelo protozoário presente nestes alimentos ou água.
Qual é o tratamento
O tratamento geralmente dos quadros mais leves é apenas uma boa hidratação e a manter a alimentação. É muito importante que a pessoa continue se alimentando e sim automático. Então a gente usa medicação para náusea, medicação para vômito, medicação para diarreia, dor abdominal e sempre uma boa hidratação.
O que é salmonella
A salmonella é a principal bactéria associada a esses quadros de intoxicação alimentar. Tanto ela quanto a chiguela são bactérias que com frequência estão associadas a essa intoxicação.
Quando a intoxicação alimentar pode ser perigosa
Embora seja um quadro simples, casos mais graves podem acontecer, necessitando inclusive de internação. Então é ter muito cuidado com a hidratação, observar a presença de febre, observar a presença de sangue na diarreia e procurar um atendimento médico para um cuidado mais adequado.
Quais são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar
Vários alimentos podem estar associados a esse quadro de intoxicação. Entre os frutos do mar, os ovos, o leite não pasteurizado. A gente também pode ter uma relação grande com verduras, frutas não bem higienizadas e as maioneses, quando não bem conservadas ou quando preparadas com antecedência, podem levar ao aparecimento dessa intoxicação.
O que comer durante uma intoxicação alimentar
É muito importante para boa recuperação que se mantenha uma boa alimentação durante esse quadro. Então sempre hidratação, água, chá, sucos, procurar fazer uma alimentação mais leve, mais pobre em gorduras em frituras e tentar principalmente evitar a cafeína que é um alimento que pode acelerar mais esse trânsito intestinal já diarreia.
Como prevenir
A prevenção está associada com cuidados de higiene básicos, organização das mãos antes de preparar algum alimento, conservar alimentos em refrigerador em geladeira para evitar esse crescimento bacteriano. A presença dessas toxinas, a gente deve ter muito cuidado com aqueles alimentos preparados com antecedência, que não são bem refrigerados e que podem levar a quadros importantes.
Fonte
Saiba quais são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar | DE Responde por Domingo Espetacular