Pular para o conteúdo

Descubra o melhor remédio para infecção urinária em 2022

Melhores Remédios para Infecção Urinária

Olá, eu sou o Dr. Tiago, médico urologista em São Paulo. Hoje vou falar sobre um problema comum nas mulheres: infecção urinária. Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é o melhor remédio para tratar essa condição. Quando uma infecção urinária já está instalada, o principal remédio é o antibiótico. Existem outros remédios, mas eles servem mais para prevenir a infecção do que para tratá-la.

Para definir qual antibiótico deve ser utilizado, a Sociedade Brasileira de Urologia, Infectologia, Medicina Interna e Ginecologia estudaram os principais perfis de bactérias que causam infecções urinárias e o perfil de resistência dessas bactérias aos antibióticos. As duas principais bactérias que causam infecções urinárias nas mulheres no Brasil são a E. coli e a K. pneumoniae.

As diretrizes para as infecções urinárias não complicadas (que acometem a bexiga e a uretra em pacientes que não sejam gestantes e não tenham nenhuma alteração do trato urinário) indicam que a primeira linha de tratamento deve ser a Nitrofurantoína (tratamento de 5 dias) ou Fosfomicina (dose única). Para pacientes com contraindicações ao uso desses antibióticos, existe uma segunda linha de tratamento com Cefuroxima (7 dias) ou Amoxicilina com Clavulanato (7 dias).

Lembre-se de que este vídeo não é uma indicação de tratamento. Se você está sentindo algum sintoma que possa ser infecção urinária, não se automedique. Consulte um médico para obter o melhor tratamento.

Dicas para prevenir infecções urinárias

  • Beba bastante água;
  • Urine sempre que sentir vontade;
  • Limpe-se da frente para trás após urinar ou defecar;
  • Evite segurar a urina por muito tempo;
  • Evite o uso de duchas ou sprays vaginais;
  • Use roupas íntimas de algodão;
  • Evite o uso de calças apertadas ou roupas que causam atrito na região genital.

Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Obrigado por assistir!

Fonte
MELHOR remédio para INFECÇÃO URINÁRIA em 2022. por Dr. Tiago Guirro – Urologista