Artrite Psoriática
Você já ouviu falar?
Eu sou Marcela e hoje vamos conversar sobre essa condição clínica que mistura um pouco de dermatologia e reumatologia.
A Artrite Psoriática é uma condição músculo esquelética associada à psoríase, essa doença de pele que vocês estão vendo aqui na foto.
Como esse quadro geralmente começa? A grande maioria dos pacientes apresenta o quadro de inflamação articular após o estabelecimento da doença de pele. Entretanto, quinze por cento dos pacientes podem ter as dores nas juntas antes do quadro cutâneo estabelecido e outros quinze por cento podem ter esse início simultâneo das dores articulares e das lesões de pele.
O fato importante é que aqueles pacientes que apresentam lesões de psoríase no couro cabeludo, estria se nas unhas (psoríase ungueal) e aqueles que apresentam lesões psoriáticas na região íntegro ter ou perianal apresentam um maior risco de desenvolver o quadro de Artrite Psoriática.
Manifestação Clínica
Existem diversos tipos de manifestação, então o paciente pode ter desde o acometimento das interfalangeanas distais (articulações finais das mãos) até aqueles que têm uma cometimento generalizado com uma poliartrite muito semelhante a Artrite Reumatoide. Nós temos também o grupo de pacientes que vai ter inflamação na coluna vertebral e nas acrílicas semelhante àqueles que têm uma doença chamada espondilite anquilosante.
Além disso, outras estruturas como as lentes e também os olhos podem ser acometidos no paciente com Artrite Psoriática.
Diagnóstico
Não há nenhuma alteração laboratorial que confirme o que seja fortemente sugestiva dessa doença. Entretanto, temos algumas alterações radiográficas que aumentam muito a especificidade, ou seja, a chance de se diagnóstico ser feito.
Tratamento
O tratamento é parecido com aquele que o paciente com Artrite Reumatoide recebe. Muitas vezes, precisamos do corticoide para diminuir essa inflamação e podemos usar as medicações reumáticas modificadoras de doença como metotrexato, leflunomida e também as medicações emula biológicas. Além disso, para aqueles pacientes com doença cutânea importante, medicações tópicas e fototerapia também é uma possibilidade.
- Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.
- Obrigada por ler!
Fonte
Conheça a ARTRITE PSORIÁSICA por Dra. Marcella Mello Reumatologista